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Tipo do documento: Dissertação
Título: Literaturas indígenas na aprendizagem da educação básica: desafios e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Indigenous Literatures in Learning Basic Education: Challenges and Perspectives
Autor: Silva, Adriano Vieira da 
Primeiro orientador: Lima, Norma Sueli Rosa
Primeiro membro da banca: Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves
Segundo membro da banca: Maquêa, Vera Lúcia da Rocha
Resumo: O objetivo desta pesquisa é trabalhar com as Literaturas Indígenas para promover a Lei 11.645/2008, que instituiu o ensino da Cultura indígena na Educação Básica nas escolas públicas e particulares. A realização dessa proposta deverá contribuir para que o aluno da Educação Básica, principalmente o do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, sinta-se incentivado à leitura de narrativas indígenas, quebrando assim eternos preconceitos e distanciamentos desses textos. Assim, espera-se que os resultados sirvam não só para o despertar o aluno para essas Literaturas, mas também para que se quebre o paradigma de que essa leitura não é atraente a crianças, jovens e adolescentes, promovendo a formação de leitores multiculturais e multiletrados. Interessa também compreender essa produção como Literatura, de qualidade estética, para além do “folclorismo” partindo da produção dos próprios autores indígenas e da teoria não hegemônica que auxilie a recepção com Janice Thiél, Ana Piñon, Pedro Paulo Funari, Graça Graúna e outros. Essas leituras podem ser realizadas pelo aluno desde que haja estratégia e planejamento, mediados pelo professor que considera a leitura e a escrita como um processo contínuo.
Abstract: The objective of this research is to work with Indigenous Literatures to support Law 11,645/2008, which instituted the teaching of Indigenous Culture in Basic Education in public and private schools. The realization of this proposal should contribute so that the students of Basic Education, especially those from the Second Segment of Elementary School, feel encouraged to read indigenous narratives, thus breaking eternal prejudices and distances from these texts. Thus, it is expected that the results serve not only to awaken the student to these Literatures, but also to break the paradigm that this reading is not attractive to children, young people and adolescents, promoting the formation of multicultural and multiliterate readers. It is also interesting to understand this production as Literature, of aesthetic quality, beyond “folklorism” based on the production of indigenous authors themselves and the non-hegemonic theory that helps reception with Janice Thiél, Ana Piñon, Pedro Paulo Funari, Graça Graúna and others. These readings can be performed by the student as long as there is strategy and planning, mediated by the teacher who sees reading and writing as a continuous process.
Palavras-chave: Texto literário
Oralidade
Literatura indígena
Lei 11.645/2008
Literary text
Orality
Indigenous Literature
Law 11,645/2008.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: SILVA, Adriano Vieira da. Literaturas indígenas na aprendizagem da Educação Básica: desafios e perspectivas. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23091
Data de defesa: 15-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

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