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Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo e disciplina: os corpos dóceis em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro
Título(s) alternativo(s): Body and Discipline: The Docile Bodies in The Handmaid’s Tale, by Margaret Atwood, and Never Let Me Go, by Kazuo Ishiguro
Autor: Rodrigues, Anna Elisa Souza da Costa 
Primeiro orientador: Carreira, Shirley de Souza Gomes
Primeiro membro da banca: Carneiro, Fabianna Simão Bellizzi
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiz Manoel da Silva
Resumo: A presente dissertação investiga os romances O conto da aia, de Margaret Atwood, e Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro, por meio da relação entre corpo e poder, característica fundamental do gênero distopia. Nas duas obras examinadas, o corpo humano é um mero objeto usado em favor de terceiros. Este trabalho tem como hipótese que a disciplinarização dos corpos é uma estratégia essencial para a instauração e manutenção dos sistemas políticos e sociais supostamente ideais criados na ficção. Para os fins desta análise, partindo do conceito de utopia e da exemplificação através das utopias clássicas de Platão (2000), More (2004) e Campanella (2002), abordamos a origem e as características das distopias. Em seguida, exploramos os processos disciplinares por meio da teoria dos corpos dóceis de Michel Foucault (1999a, 1999b), que resulta da disciplina aplicada aos corpos para destituí-los de sua subjetividade, tornando-os meramente funcionais. Por fim, analisamos os romances de modo a demonstrar como os processos descritos por Foucault transformam as personagens em corpos-objetos em O conto da aia e condicionam os corpos pós-humanos de Não me abandone jamais para melhor atingir a finalidade para a qual foram criados, ou seja, a doação de órgãos.
Abstract: This thesis investigates the novels The Handmaid's Tale, by Margaret Atwood, and Never Let Me Go, by Kazuo Ishiguro, through the relationship between body and power, a fundamental characteristic of the dystopia genre. In the two works examined, the human body is a mere object used in favour of third parties. This work hypothesizes that the disciplining of bodies is an essential strategy for the establishment and maintenance of supposedly ideal political and social systems created in fiction. For the purposes of this analysis, starting from the concept of utopia and the exemplification through the classic utopias of Plato (2000), More (2004), Campanella (2002), we address the origin and characteristics of dystopias. Next, we explore disciplinary processes through Michel Foucault's theory of docile bodies (1999a, 1999b), which results from the discipline applied to bodies to strip them of their subjectivity, making them merely functional. Finally, we analyze the novels in order to demonstrate how the processes described by Foucault transform the characters in The Handmaid's Tale into object-bodies and condition the post-human bodies of Never Let Me Go for them better achieve the purpose for which they were created, namely organ donation.
Palavras-chave: Corpo
Disciplina
Poder
Distopia
Body
Power
Dystopia
Discipline
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: RODRIGUES, Anna Elisa Souza da Costa. Corpo e disciplina: os corpos dóceis em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23092
Data de defesa: 2-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



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