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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23093
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação versus criminalidade: um estudo econométrico sobre a realidade brasileira |
Título(s) alternativo(s): | Education versus criminality: an econometric study on the Brazilian reality |
Autor: | Barreto, Mylena da Silva Gomes ![]() |
Primeiro orientador: | Marinho, Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Santos, Angela Moulin Simões Penalva |
Segundo membro da banca: | Mendonça, Rosane Silva Pinto de |
Resumo: | A frequência escolar de jovens é uma grande preocupação para toda a sociedade, especialmente para pesquisadores da área da educação. A relação entre essa taxa e a criminalidade mostra que a maioria dos jovens que se envolvem e perdem suas vidas com a inserção em atividades ilícitas estão fora da escola. O referencial teórico sobre economia do crime é relativamente recente, ao contrário daquele relacionado com economia da educação; contudo, é possível concluir uma relação intrínseca entre as duas áreas de estudo. Portanto, o objetivo desta dissertação é analisar tal relação: o impacto da frequência escolar na taxa de homicídios de jovens de 15 a 29 anos em cada um dos estados brasileiros de 2012 a 2017. Realizando estimações através de dados em painel, em consonância com estudos nacionais e internacionais. Observou-se, entre os resultados, que aspectos sociais e econômicos exercem influência sobre o comportamento racional do jovem e possível criminoso em questão, especialmente os indicadores de renda, educação e desemprego. |
Abstract: | The school attendance of young people is a major concern for society as a whole, particularly for researchers in the field of education. The relationship between this rate and criminality reveals that most young people who become involved in and lose their lives to illicit activities are not attending school. The theoretical framework on the economics of crime is relatively recent, in contrast to that related to the economics of education; however, it is possible to deduce an intrinsic relationship between the two areas of study. Therefore, the aim of this dissertation is to analyze this relationship: the impact of school attendance on the homicide rate of young people aged 15 to 29 in each of the Brazilian states from 2012 to 2017. Estimations were carried out using panel data, in line with both national and international studies. The results revealed that social and economic factors influence the rational behavior of the young person and potential offender in question, particularly income, education, and unemployment indicators. |
Palavras-chave: | Frequência Escolar Educação Criminalidade Homicídios. School Attendance Education Criminality Homicides Juventude e violência – Aspectos econômicos Evasão escolar |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA URBANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências Econômicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas |
Citação: | BARRETO, Mylena da Silva Gomes. Educação versus criminalidade: um estudo econométrico sobre a realidade brasileira. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23093 |
Data de defesa: | 29-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Econômicas |
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