Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23104
Tipo do documento: Dissertação
Título: Psicologia e a institucionalização de crianças no Brasil: uma análise histórica
Título(s) alternativo(s): Psychology and the institutionalization of children in Brazil: a historical analysis
Autor: Arruda-de-Lima, Daniel 
Primeiro orientador: Jacó-Vilela, Ana Maria
Primeiro membro da banca: Rizzini, Irene
Segundo membro da banca: Silva, Iolete Ribeiro da
Resumo: Este trabalho conste em uma pesquisa de mestrado sobre a história da psicologia na assistência à infância no Brasil. Nele, verificamos a incidência das concepções e práticas psicológicas nas instituições dedicadas a crianças desde o período colonial até a contemporaneidade. Como técnica de pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica do tema, consultando periódicos e acervos públicos para agregar informações que contemplassem os diversos modelos administrativos já instituídos no Brasil, o que nos permitiu uma discussão mais ampla. Verificou-se um significativo avanço na proteção infantil, sobretudo com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e o desenvolvimento da Política Nacional de Assistência Social. Os dados encontrados constataram que a ligação entre a psicologia e as questões em torno da infância perpassa, em diferentes formatos, todos os períodos da história brasileira. Conclui-se que, apesar dos avanços no ordenamento jurídico e da evolução científica, a manutenção do antigo modelo institucionalizante ainda representa um entrave à plena efetivação dos direitos das crianças. Cabe à psicologia auxiliar na denúncia dessa contradição, evidenciando as raízes históricas e a materialidade concreta do conflito.
Abstract: This work is part of a master's research on the history of psychology in child care in Brazil. In it, we verified the incidence of psychological conceptions and practices in institutions dedicated to children from the colonial period to the present day. As a research technique, a bibliographical review of the theme was carried out, consulting periodicals and public collections to add information that contemplated the different administrative models already established in Brazil, which allowed us a broader discussion. There was a significant advance in child protection, especially with the enactment of the Child and Adolescent Statute and the development of the National Social Assistance Policy. The data found found that the link between psychology and issues surrounding childhood permeates, in different formats, all periods of Brazilian history. It is concluded that, despite advances in the legal system and scientific evolution, the maintenance of the old institutionalizing model still represents an obstacle to the full realization of children's rights. It is up to psychology to help denounce this contradiction, highlighting the historical roots and concrete materiality of the conflict.
Palavras-chave: History of Psychology
Institutional Child Sheltering
Psychology in social assistance policy
História da psicologia
Acolhimento institucional infantil
Psicologia na política de assistência social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: ARRUDA-DE-LIMA, Daniel. Psicologia e a institucionalização de crianças no Brasil: uma análise histórica. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23104
Data de defesa: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.