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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23106
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre sonhos, realidades e possibilidades: a trajetória de estudantes negros que passaram pelo Preparatório Comunitário Paulo Freire
Autor: Lau, Maria de Lourdes Soares Milheiro 
Primeiro orientador: Ribeiro Neto, Alexandre
Primeiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Segundo membro da banca: Hora, Dayse Martins
Resumo: A Baixada Fluminense do Rio de Janeiro é marcada por muitos estigmas e especialmente o da violência, desleixo público e berço das cidades-dormitório. Contudo, os projetos e personagens que seguem lutando por melhorias concretas nestes territórios nos ensinam a inverter o olhar e enxergar os sinais de vida e esperança que brotam do chão flagelado dos municípios da Baixada Fluminense. Buscando, portanto, acolher a pluralidade, colocamo-nos à seguinte pergunta: como imaginar que seja possível o sonho e a conquista em um lugar marcado pela negação à vida? Levantamos como hipótese, nesta dissertação, que tais possibilidades podem ser consideradas pela via das trajetórias individuais: traços marcantes dos sujeitos que vivenciam as dificuldades e potenciais dos territórios periféricos. Para comprovar nossa hipótese, especialmente, sobre as trajetórias de jovens estudantes, apresentaremos a trajetória de estudantes do Grupo de Estudos Leonardo, braço pedagógico de Projeto Marvin e parte da rede de grupos do Preparatório Comunitário Paulo Freire. Todos os projetos de educação, cultura e arte, emergem como na geração de horizonte para que esta juventude, marcada por estigmas, passe a seguir e a sonhar.
Abstract: The Baixada Fluminense of Rio de Janeiro, and especially that of violence, public neglect and the birthplace of dormitory cities. However, the projects and characters that continue to fight for concrete improvements in these territories teach us to reverse our gaze and see the signs of life and hope that emerge from the plagued ground of the municipalities of Baixada Fluminense. Seeking, therefore, to welcome plurality, we ask ourselves the following question: how can we imagine that dreams and achievement are possible in a place marked by the denial of life? We hypothesize, in this dissertation, that such possibilities can be considered through individual trajectories: striking traits of subjects who experience the difficulties and potentials of peripheral territories. To prove our hypothesis, especially about the trajectories of young students. We will present the trajectory of Leonardo, the pedagogical arm of Projeto Marvin and part of the Paulo Freire Community Preparatory group network. All education, culture and art projects emerge as a generation of horizon for this youth, marked by stigmas, to continue dreaming.
Palavras-chave: Popular educational trajectories
Community preparatory school
Access to higher education
Individual and collective trajectories
Trajetórias educacionais populares
Pré vestibular comunitário
Acesso ao ensino superior
Trajetórias individuais e coletivas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: LAU, Maria de Lourdes Soares Milheiro. Entre sonhos, realidades e possibilidades: a trajetória de estudantes negros que passaram pelo Preparatório Comunitário Paulo Freire. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23106
Data de defesa: 26-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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