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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação docente e ensino de Biologia: a construção do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Título(s) alternativo(s): Teacher training and Biology education: the construction of the Biological Sciences teacher training course of Faculdade de Formação de Professores of UERJ
Autor: Santos, Raiany Nogueira 
Primeiro orientador: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Primeiro membro da banca: Ayres, Ana Cléa Braga Moreira
Segundo membro da banca: Gomes, Maria Margarida Pereira de Lima
Terceiro membro da banca: Góes, Andréa Carla de Souza
Resumo: A articulação entre formação docente, história das disciplinas acadêmicas e ensino de Biologia amplia o entendimento sobre elementos sócio-históricos na constituição dos cursos de licenciatura e disputas de projetos de educação na formação de professores. O objeto da pesquisa é a trajetória de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no estado do Rio de Janeiro. O estudo tem fundamentação em aportes da formação de professores, currículo e história das disciplinas acadêmicas. O objetivo foi compreender a construção do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2006-) na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Para um panorama das publicações nacionais sobre o tema, foi realizado um levantamento e mapeamento de artigos em periódicos, teses e dissertações, e trabalhos completos publicados nas Atas do ENPEC e Anais do ENEBIO sobre formação de professores de Ciências e Biologia e Currículo, publicados no período de 2011-2022. O estudo tem natureza qualitativa e foi realizada uma análise documental. Entre as fontes incluem-se: processos de reformulação e ementas de dois cursos de Ciências Biológicas da FFP, localizados em sítios eletrônicos e em acervos e arquivos no Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica e Núcleo de Memória da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também foram realizadas entrevistas com quatro docentes que participaram da construção do referido curso nessa instituição. A análise das fontes teve apoio em Cellard (2012) e em Goodson (1995, 1997, 2001). Foram apontadas modificações na organização curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FFP-UERJ em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002, ocorrendo diminuição no número e carga horária de disciplinas de Zoologia e aumento do número e carga horária de disciplinas de Ensino de Ciências e Biologia (5 disciplinas e 450h); conexão dos conhecimentos biológicos com os da formação docente; aproximação do licenciando ao contexto escolar, com um currículo voltado para a formação de professores de Ciências e Biologia. Esse estudo contribui com reflexões sobre ênfases e mudanças no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FFP-UERJ, no contexto das reformas educacionais dos anos 1990-2010.
Abstract: The articulation between teacher training, history of academic disciplines and Biology teaching broadens the understanding of socio-historical elements in the constitution of degree courses and disputes over education projects in teacher training. The object of the research is the trajectory of a Degree Course in Biological Sciences in the state of Rio de Janeiro. The study is based on contributions from teacher training, curriculum, and history of academic disciplines. The objective was to understand the construction of the Degree Course in Biological Sciences (2006-) at the Faculty of Teacher Training (FFP) of the State University of Rio de Janeiro (UERJ). For an overview of national publications on the topic, a survey and mapping of articles in periodicals, theses and dissertations and complete works published in the Proceedings of ENPEC and Annals of ENEBIO on the training of Science and Biology teachers and Curriculum, published in the period from 2011-2022. The study is qualitative in nature and documentary analysis was conducted. Sources include reformulation processes and syllabuses of two courses of Biological Sciences at FFP, located on electronic websites and in collections and archives at the Department of Pedagogical Guidance and Supervision and the Memory Centre of the Faculty of Teacher Training at the State University of Rio de Janeiro. Interviews were conducted with four teachers who participated in the construction of the course at this institution. The analysis of printed sources was supported by Cellard (2012) and Goodson (1995, 1997, 2001). Modifications were highlighted in the curricular organization of the Degree Course in Biological Sciences at FFP/UERJ in line with the National Curricular Guidelines of 2002, with a decrease in the number and workload of Zoology subjects and an increase in the number and workload of Zoology Teaching subjects. Sciences and Biology; connection of biological knowledge with that of teacher training; approach of the student to the school context, with an curriculum aimed at training Science and Biology teachers. This study contributes with reflections on emphases and changes in the Degree Course in Biological Sciences at FFP-UERJ, in the context of the educational reforms of the years 1990-2010.
Palavras-chave: Teacher training
Science and Biology Education
Curriculum
Academic disciplines
Formação de professores
Ensino de Ciências e Biologia
Currículo
Disciplinas acadêmicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: SANTOS, Raiany Nogueira. Formação docente e ensino de Biologia: a construção do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. 2023. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23111
Data de defesa: 23-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade



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