Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23112
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação ambiental baseada no tema dos resíduos plásticos em ecossistemas marinhos e costeiros: uma análise do Estado do Conhecimento |
Título(s) alternativo(s): | Environmental education based on the topic of plastic waste in marine and coastal ecosystems: an analysis of the state of knowledge |
Autor: | Figueirôa, Matheus Ferreira ![]() |
Primeiro orientador: | Pimentel, Douglas de Souza |
Primeiro membro da banca: | Araujo, Fabio Vieira de |
Segundo membro da banca: | Moreira, Maria Cristina do Amaral |
Terceiro membro da banca: | Silva, Luciene Fernanda da |
Resumo: | O presente estudo busca investigar o estado atual da produção do conhecimento relacionado à problemática dos resíduos plásticos em ecossistemas marinhos e costeiros, em conexão com a educação ambiental. Além disso, ressalta a importância da educação ambiental no contexto do desenvolvimento sustentável da sociedade, realçando seu papel na conscientização e reflexão sobre as ações humanas e seu impacto no meio ambiente. Destaca-se, ainda, a necessidade de uma relação equilibrada entre a sociedade e a natureza, visando a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática quantitativa da literatura acadêmica a respeito da relação entre os resíduos plásticos em ecossistemas marinhos e costeiros e a educação ambiental. Desta forma, a revisão sistemática quantitativa da literatura mapeará as lacunas teóricas e metodológicas, identificar as fronteiras do conhecimento e proporcionar uma visão mais ampla e atualizada sobre a temática em questão. Os resultados indicaram que as pesquisas encontradas sugerem que o uso de plásticos biodegradáveis pode ser uma alternativa promissora para reduzir o impacto ambiental dos plásticos convencionais. Empresas devem controlar a produção desses materiais, enquanto o Estado deve proteger os interesses da sociedade e promover práticas mais sustentáveis. Apesar do potencial do plástico biodegradável, sua efetividade em todas as condições ambientais ainda não é garantida, sendo a redução do consumo de plásticos descartáveis a melhor solução. Para promover a adoção do plástico biodegradável e o compromisso com o meio ambiente, a educação ambiental é essencial desde a infância até a vida adulta, para conscientizar e responsabilizar as pessoas por seus atos diários. Desta forma, pensou-se na ideia de uma sequência didática que buscará contribuir com o processo questionado. Além disso, enfatiza-se a necessidade de uma educação crítica sobre o uso do plástico e a sua relação com a sustentabilidade, levando em conta as dimensões da sociedade, da cultura e dos ecossistemas. Essa abordagem permitirá uma tomada de decisão mais informada e consciente sobre o uso de plásticos, a fim de promover ações mais sustentáveis. A revisão indicou a necessidade da abordagem crítica no estudo dos resíduos plásticos e sua conexão com a educação ambiental crítica, de maneira a estabelecer uma educação mais consciente para uma relação sustentável com o meio ambiente. |
Abstract: | The present study seeks to investigate the current state of knowledge production related to the issue of plastic waste in marine and coastal ecosystems, in connection with environmental education. Furthermore, it highlights the importance of environmental education in the context of the sustainable development of society, highlighting its role in raising awareness and reflection on human actions and their impact on the environment. The need for a balanced relationship between society and nature is also highlighted, aiming to preserve natural resources for future generations. The present study aims to carry out a systematic quantitative review of the academic literature regarding the relationship between plastic waste in marine and coastal ecosystems and environmental education. In this way, the quantitative systematic review of the literature will map theoretical and methodological gaps, identify the frontiers of knowledge and provide a broader and more up-to-date view of the topic in question. The results indicated that the research found suggests that the use of biodegradable plastics can be a promising alternative to reduce the environmental impact of conventional plastics. Companies must control the production of these materials, while the State must protect the interests of society and promote more sustainable practices. Despite the potential of biodegradable plastic, its effectiveness in all environmental conditions is still not guaranteed, and reducing the consumption of disposable plastics is the best solution. To promote the adoption of biodegradable plastic and commitment to the environment, environmental education is essential from childhood to adulthood, to raise awareness and hold people responsible for their daily actions. In this way, we thought of the idea of a didactic sequence that will seek to contribute to the process in question. Furthermore, the need for critical education on the use of plastic and its relationship with sustainability is emphasized, taking into account the dimensions of society, culture and ecosystems. This approach will allow for more informed and conscious decision-making about the use of plastics, in order to promote more sustainable actions. The review indicated the need for a critical approach to the study of plastic waste and its connection with critical environmental education, in order to establish a more conscious education for a sustainable relationship with the environment. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Ecossistemas marinhos e costeiros Sustentabilidade EA crítica Science teaching Marine and coastal ecosystems Sustainability EA critic |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | FIGUEIRÔA, Matheus Ferreira. Os plásticos biodegradáveis e a educação ambiental nos ecossistemas marinhos e costeiros: uma análise do Estado do Conhecimento. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23112 |
Data de defesa: | 27-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Matheus Ferreira Figueirôa - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 813,07 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Matheus Ferreira Figueirôa - 2024.pdf | 277,38 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Matheus Ferreira Figuerôa - 2024.pdf | 220,81 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.