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Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica 2000-2019 no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
Título(s) alternativo(s): Juegos en la Enseñanza de Ciencias y Biología: una revisión bibliográfica 2000-2019 en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD)
Autor: Palácio, Taiara Cristine Guimarães 
Primeiro orientador: Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Segundo membro da banca: Motokane, Marcelo Tadeu
Terceiro membro da banca: Moraes, Fernando Aparecido de
Resumo: O objetivo deste trabalho foi mapear e analisar produção acadêmica brasileira, na forma de dissertações de mestrado e teses que abordam o tema jogos no ensino de Ciências e Biologia, defendidas em programas de pós-graduação nacionais, no período compreendido de 2000 a 2019. O estudo é do tipo Estado do Conhecimento, com o levantamento das obras disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 59 documentos: 55 (93,2%) dissertações e 4 (6,8%) teses. Estes documentos foram categorizados pela análise de conteúdo de Bardin em três eixos temáticos: (i) Aspectos Gerais, que tem como base a análise das categorias: número de trabalhos, ano de defesa, instituição de origem, grau de titulação acadêmica, unidade federativa, programas de pós-graduação, orientadores, e formação inicial dos autores; (ii) Aspectos pedagógicos, nos quais analisamos as categorias: nível de ensino, conteúdo de ensino, tipo e formato de jogo desenvolvido e/ou analisado; e (iii) Natureza dos Trabalhos, que aborda as categorias: gênero do trabalho, direcionamento das propostas e a fundamentação teórica-metodológica utilizada pelos autores. Como principais resultados destacamos: i) a concentração da produção acadêmica no eixo Nordeste e Sudeste; ii) uma produção crescente com flutuações, mas a partir do ano de 2011 foi registrado a maior número efetivo das produções; iii) a maioria das pesquisas são em nível de Mestrado e produzidas em Instituições de Ensino Superior Públicas, em especial as universidades federais; iv) os níveis de ensino mais contemplados foram o ensino médio, o ensino fundamental II e a formação docente; v) os conteúdos de ensino mais encontrados foram os temas Biologia Geral, Genética, Química e Biologia Celular; vi) foram analisados 124 jogos citados nos trabalhos, dentre estes 88% jogos com caráter competitivo e de fixação do conteúdo; os tipos de jogos mais explorados são os jogos de tabuleiro e de cartas/baralho; vii) 96,6% das produções encontradas pertencem ao gênero de trabalho classificado como pesquisa empírica e utilizam como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas; viii) a principal forma de avaliação do jogo dentro dos trabalhos levantados é a comparação de desempenho entre o grupo controle e o grupo de intervenção, com dados obtidos através de questionários pré-jogo e pós-jogo; ix) identificamos uma carência de discussão com embasamento consistente de referencial teórico e metodológico. Observamos com o estudo que para a abordagem sobre jogos educativos se efetivar como área de pesquisa é importante: a existência de investigações com maior rigor teórico e metodológico; o estabelecimento de grupos de pesquisa nos quais o diálogo e a reflexão sobre o jogo sejam referenciados e tratados com profundidade e continuidade; e uma avaliação do jogo mais formativa, ultrapassando a mera formalidade de instrumentos pontuais como o único objetivo de medida efetiva. Conclui-se que estamos diante de uma área em desenvolvimento e com muitas lacunas a serem entendidas, como também muitos espaços a serem explorados, tais como as questões relativas aos níveis de ensino, aos conteúdos trabalhados, à reflexão teórica na área, as formas de avaliação do jogo educativo, entre outras, que exigem mais pesquisas e aprofundamentos.
Abstract: El objetivo de este trabajo fue mapear y analizar la producción académica brasileña, en forma de disertaciones y tesis de maestría que abordan el tema juegos en la enseñanza de las Ciencias y la Biología, defendidas en programas nacionales de posgrado, en el período comprendido entre 2000 y 2019. El estudio es del tipo Estado del Conocimiento, con el relevamiento de los trabajos disponibles en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Se encontraron 59 documentos: 55 (93,2%) disertaciones y 4 (6,8%) tesis. Estos documentos se clasificaron mediante el análisis de contenido de Bardin en tres ejes temáticos: (i) Aspectos Generales, que se basa en el análisis de las categorías: número de trabajos, año de defensa, institución de procedencia, grado de titulación académica, unidad federativa, programas de posgrado, asesores y formación inicial de los autores; (ii) Aspectos Pedagógicos, en el que se analizan las categorías: nivel de enseñanza, contenido didáctico, tipo y formato de juego desarrollado y/o analizado; y (iii) Naturaleza de los Trabajos, que aborda las categorías: género del trabajo, dirección de las propuestas y el fundamento teórico-metodológico utilizado por los autores. Como principales resultados destacamos: i) la concentración de la producción académica en el eje Nordeste y Sudeste; ii) una producción creciente con fluctuaciones, pero a partir del año 2011 se registró el mayor número efectivo de producciones; iii) la mayoría de las investigaciones son de nivel de maestría y producidas en Instituciones Públicas de Educación Superior, especialmente universidades federales; iv) los niveles de enseñanza más contemplados fueron bachillerato, primaria II y formación de profesores; v) los contenidos de enseñanza más encontrados fueron los temas Biología General, Genética, Química y Biología Celular; vi) se analizaron 124 juegos citados en los trabajos, entre los cuales el 88% eran juegos con carácter competitivo y fijación de contenidos; Los tipos de juegos más explorados son los juegos de mesa y los juegos de cartas; vii) el 96,6% de las producciones encontradas pertenecen al tipo de trabajo clasificado como investigación empírica y utilizan cuestionarios y entrevistas como instrumentos de recogida de datos; viii) la principal forma de evaluación de los juegos dentro de los trabajos encuestados es la comparación del rendimiento entre el grupo de control y el grupo de intervención, con datos obtenidos a través de cuestionarios antes y después del juego; ix) identificamos una falta de discusión con base teórica y metodológica de referencia consistente. Observamos con el estudio que para que el abordaje sobre los juegos educativos sea efectivo como área de investigación es importante: la existencia de investigaciones con más rigor teórico y metodológico; el establecimiento de grupos de investigación en los que el diálogo y la reflexión sobre el juego sean referenciados y tratados con profundidad y continuidad; y una evaluación más formativa del juego, superando la mera formalidad de instrumentos puntuales como único objetivo de medida efectiva. Concluimos que estamos ante uma área en desarrollo con muchas lagunas por entender, así como muchos espacios por explorar, como son las cuestiones relacionadas con los niveles de enseñanza, los contenidos trabajados, la reflexión teórica en el área, las formas de evaluación del juego educativo, entre otras, que requieren mayor investigación y profundidad.
Palavras-chave: Jogos educativos
Ensino de ciências
Estado do conhecimento
Juegos educativos
Enseñanza de las ciências
Estado del conocimiento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: PALÁCIO, Taiara Cristine Guimarães. Jogos no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica 2000-2019 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). 2022. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23113
Data de defesa: 23-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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