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Tipo do documento: Dissertação
Título: O patrimônio da Mata Atlântica de São João Marcos, Rio Claro, estado do Rio de Janeiro: a história ambiental como estratégia para o estudo interdisciplinar do ambiente
Título(s) alternativo(s): The Atlantic Forest heritage of São João Marcos, Rio Claro, state of Rio de Janeiro: environmental history as a strategy for the interdisciplinary study of the environment
Autor: Rocha, Nathalia Otaviano da 
Primeiro orientador: Barros, Ana Angélica Monteiro de
Primeiro membro da banca: Bastos, Wagner Gonçalves
Segundo membro da banca: Rocha, Joyce Alves
Resumo: A historiografia de São João Marcos registra no século XVIII a origem do território. Na contemporaneidade faz-se necessário resgatar a história ambiental local e analisá-la de maneira crítica, principalmente em relação aos impactos socioambientais oriundos do progresso. Sobretudo para não se propagar uma história eurocêntrica. Esta localidade destaca-se entre os caminhos imperiais e seu desenvolvimento por meio da cafeicultura. Sendo também fortemente afetada pela inauguração do complexo hidrelétrico de Ribeirão das Lages no estado do Rio de Janeiro. Episódios de conflitos socioambientais, que mais tarde levaram a desapropriação da população de São João Marcos, em vista da ampliação do reservatório. Todavia, no século XXI, inaugurou-se o Parque Arqueológico e Ambiental, que inclui em suas ações educativas, reflexões sobre a proteção do patrimônio da Mata Atlântica local, embora a temática ambiental seja tratada de forma restrita. Neste sentido, a presente pesquisa aborda a perspectiva da Educação Patrimonial Ambiental, compreendendo o ambiente a partir das suas representações e conhecimentos históricos culturais. Objetiva reconhecer o patrimônio natural-histórico-cultural da Mata Atlântica do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, ao passo que identifica os principais aspectos da diversidade biológica e cultural, em prol da orientação pedagógica. Assim, a pesquisa-ação participante direciona os principais métodos para o diagnóstico, ação, avaliação e reflexão por meio do estudo exploratório com docentes atuantes nas escolas estaduais do município de Rio Claro, estado do Rio de Janeiro. Propõe um roteiro interdisciplinar para a visitação escolar, contextualizado com o conteúdo programático do segundo segmento do ensino fundamental. Para tanto, a investigação do potencial da diversidade biocultural local é realizada em diálogo com as habilidades da BNCC, categorizadas e distribuídas entre os pontos de interpretação do roteiro. A natureza qualitativa da pesquisa aponta resultados acerca da memória biocultural e marcos da paisagem, além da análise da relação e percepção docente sobre São João Marcos. Orienta novas possibilidades para a atuação interdisciplinar no Parque Arqueológico e Ambiental. Amplia o repertório pedagógico para o desenvolvimento de um programa de Educação Patrimonial Ambiental, pondo em discussão aspectos críticos e contra hegemônicos acerca da história ambiental de São João Marcos.
Abstract: The historiography of São João Marcos records the origin of the territory in the 18th century. In contemporary times it is necessary to advance in the local socio-environmental history and analyze its socio-environmental impact, especially in relation to the environmental impacts of. Above all not to propagate a eurocentric story. This locality stands out among the imperial paths and its development through coffee growing. It was also decided by the inauguration of the Ribeirão das Lages hydroelectric complex in the state of Rio de Janeiro. Episodes of socioeconomic conflicts, which later led to an expropriation of the expropriation of the population of São João Marcos, in view of the expansion of the reservoir. However, in the 21st century, the Archaeological and Environmental Park was inaugurated, which includes the heritage of the local Atlantic Forest in its actions, although the environmental theme is treated in a restricted way. In this sense, the present addresses the perspective of Environmental Heritage, the study of education from its historical representations and histories. It aims to recognize the natural-historical-cultural heritage of the Atlantic Forest of the Archaeological and Environmental Park of São João Marcos, identifying the main biological and cultural aspects, in favor of pedagogical guidance. Thus, action research directs the main methods of diagnosis, action, evaluation and reflection through an exploratory study with teachers working in state schools in the city of Rio Claro, state of Rio de Janeiro. It proposes an interdisciplinary roadmap for school visitation, contextualized with the curriculum of the second segment of elementary education. To this end, the investigation of the potential of local biocultural diversity is carried out in dialogue with the competences of the BNCC, categorized and distributed among the points of interpretation of the script. The qualitative nature of the research points to results on biocultural memory and landscape landmarks, in addition to the analysis of the relationship and teacher perception of São João Marcos. It guides new possibilities of interdisciplinary action in the Archaeological and Environmental Park. It expands the pedagogical repertoire for the development of an Environmental Heritage Program, raising questions about critical and counter-hegemonic education on the environmental history of São João Marcos.
Palavras-chave: Diversidade biocultural
Educação patrimonial ambiental
Museu de território
Orientação pedagógica
Biocultural diversity
Environmental heritage education
Territory museum
Pedagogical guidance
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: ROCHA, Nathalia Otaviano da. O patrimônio da Mata Atlântica de São João Marcos, Rio Claro, estado do Rio de Janeiro: a história ambiental como estratégia para o estudo interdisciplinar do ambiente. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23114
Data de defesa: 16-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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