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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma abordagem sobre educação ambiental e segurança alimentar com a utilização de Plantas Convencionais e não Convencionais (PANCS)
Título(s) alternativo(s): An approach on environmental education and food safety with the use of Conventional and Non-Conventional Plants (PANCS)
Autor: Santos, Sandra Maíza dos 
Primeiro orientador: Pádua, Vânia Lúcia Muniz de
Primeiro membro da banca: Cardoso, Alexander Machado
Segundo membro da banca: Matos, Guilherme Inocêncio
Terceiro membro da banca: Pereira, Ronaldo Figueiró Portella
Quarto membro da banca: Azevedo, Maicon Jeferson da Costa
Resumo: O presente trabalho é pautado no projeto que buscou promover a educação ambiental em uma unidade escolar em uma área periurbana do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Motivado pela percepção das precárias condições socioeconômicas das famílias do entorno dessa unidade. Considerando-se a urgência em se buscar dentro da própria comunidade oportunidades de melhorias na qualidade de vida e de criação de formas de geração de renda. Neste sentido, o trabalho objetivou conscientizar os alunos, a partir da educação ambiental desenvolvida através de oficinas na escola e da produção de um e-book, no qual foi possível pôr em prática os conhecimentos na direção das potencialidades de seus quintais trazendo como alternativa o conhecimento sobre plantas alimentícias no convencionais (PANCs). Vivendo em época de pandemia o desemprego tornou a sustentabilidade da família, um grande problema que de certa forma atingiu a alimentação de seus membros, além de desencadear um grave momento econômico, que muitas famílias perderam renda por causa do desemprego avassalador, com isto enfatizar a questão da segurança alimentar, já que estas famílias perderam ao se alimentar, a qualidade nutricional. Portanto, utilizando-se de seus quintais, tais famílias podem ter uma possibilidade de minimizar essas perdas nutricionais com hortifrutíferos sem o uso de agrotóxicos e, também se valendo da nutrição saudável.
Abstract: The present work is based on the project that aimed to promote environmental education in a school unit in a peri-urban area of the municipality of Nova IguaÁu, in Baixada Fluminense. Motivated by the perception of the precarious socioeconomic conditions of the families surrounding this unit. Considering the urgency of seeking opportunities within the community to improve the quality of life and create ways to generate income. In this sense, the work sought to raise awareness among students, from the environmental education developed through workshops at school and the production of an e-book, where it was possible to put into practice the knowledge in the direction of the potential of their backyards, bringing as an alternative knowledge on unconventional food plants (PANCS). Living in a time of pandemic, unemployment has made family sustainability a major problem that in a way has affected the food of its members, in addition to triggering a serious economic moment, where many families have lost income because of overwhelming unemployment, with this emphasizing the issue of food security, since these families lost nutritional quality by eating. Therefore, using their backyards, such families may have the possibility of minimizing these nutritional losses with fruit and vegetables without the use of pesticides, and also using healthy nutrition.
Palavras-chave: Environmental education
Food safety
Unconventional food plants
Educação ambiental
Segurança alimentar
Plantas alimentícias não convencionais
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Citação: SANTOS, Sandra Maíza dos. Uma abordagem sobre educação ambiental e segurança alimentar com a utilização de Plantas Convencionais e não Convencionais (PANCS). 2022. 54f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23123
Data de defesa: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental

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