Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23127
Tipo do documento: Dissertação
Título: Evolução química e biológica no ensino de ciências: concepções docentes e materiais curriculares de Maricá, Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Chemical and biological evolution in science education: teachers’ conceptions and curriculum materials of Maricá, Rio de Janeiro
Autor: Cereja, José Henrique de Almeida 
Primeiro orientador: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Primeiro membro da banca: Ayres, Ana Cléa Braga Moreira
Segundo membro da banca: Azevedo, Maicon Jeferson da Costa
Resumo: Diante da importância da Evolução Biológica como eixo para o ensino de Ciências e Biologia, muitas são as questões enfrentadas no campo que dependem do pensamento evolutivo para serem respondidas. Na revisão bibliográfica foi apontado que são poucas as investigações nacionais sobre ensino da Origem da Vida e há maior número de pesquisas sobre materiais educacionais sobre Evolução Biológica e Química da Vida. Nesse estudo buscou-se analisar materiais curriculares e concepções de professores de ciências sobre o ensino de evolução biológica e evolução química da vida no município de Maricá, considerando materiais educacionais por eles elaborados e/ou utilizados, os desafios enfrentados e as estratégias em sua prática. Justifica-se esta pesquisa pelas contribuições sobre como professores compreendem a evolução biológica e química no ensino de ciências, saberes e materiais didáticos utilizados. Este estudo teve natureza qualitativa e os procedimentos incluíram: seleção de materiais curriculares, aplicação de questionário e realização de entrevistas com professores de Ciências de Maricá como instrumentos de obtenção e construção de dados. No levantamento realizado foram localizados cinco trabalhos completos que investigaram produtos educacionais envolvidos com Evolução e Origem da Vida. A abordagem evolutiva não é eixo integrador dos conhecimentos escolares no ensino de ciências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular para o ensino fundamental da rede municipal de Maricá. Apesar dos obstáculos enfrentados pelos docentes de Maricá como: o ensino remoto durante a pandemia, a falta de recursos, a abstração do tema, as convicções religiosas, a fragmentação de conteúdos e abordagem evolutiva tópica na BNCC e no Referencial Curricular do município de Maricá, três professores relataram ter abordado Evolução nas aulas por meio de recursos digitais. Nos relatos dos participantes foi apontada a importância da formação profissional no ensino da Evolução e a relevância de produção de materiais educacionais, em particular sobre Evolução Biológica e Química da Vida.
Abstract: Given the importance of Biological Evolution as an axis for Science and Biology Education, there are many questions in the field that depend on evolutionary thinking to be answered. In the literature review, it was pointed out that there are few national investigations on the teaching of the Origin of Life and there is a greater number of research on educational materials on Biological Evolution and Chemistry of Life. In this study, we sought to analyze curriculum materials and science teachers' conceptions about the teaching of biological evolution and chemical evolution of life in the municipality of Maricá, considering educational materials developed and/or used by them, the challenges faced and the strategies in their practice. . This research is justified by the contributions on how teachers understand the biological and chemical evolution in the teaching of science, knowledge and teaching materials used. This study had a qualitative nature and the procedures included; selection of curriculum materials, application of a questionnaire and conducting interviews with science education teachers in Maricá as instruments for obtaining and constructing data. In the survey carried out, five complete works were found that investigated educational products involved with Evolution and Origin of Life. The evolutionary approach is not an integrating axis of school knowledge in science teaching in the National Curricular Common Base and in the reference document for elementary education in the municipal network of Maricá. Despite the obstacles faced by teachers in Maricá, such as the pandemic, the lack of resources before and during social isolation, the abstraction of the theme, religious convictions, the fragmentation of content and a superficial evolutionary approach in the BNCC and in the Curricular Reference of the municipality of Maricá, three teachers reported having developed an evolutionary approach in classes through digital resources. In the participants' reports, the importance of professional training in the teaching of Evolution and the relevance of producing educational materials, in particular on Biological Evolution and Chemistry of Life, was pointed out.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Origem da vida
Evolução
Currículo
Ensino remoto
Science education
Origin of life
Evolution
Curriculum
Remote education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: CEREJA, José Henrique de Almeida. Evolução química e biológica no ensino de ciências: concepções docentes e materiais curriculares de Maricá, Rio de Janeiro. 2022. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23127
Data de defesa: 25-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - José Henrique de Almeida Cereja - 2022 - Completa.pdfDocumento principal3,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.