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Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção de vídeo educativo por alunos como ferramenta da promoção e prevenção de arboviroses
Título(s) alternativo(s): Production of educational video by students as a tool to enhance the promotion and prevention of arboviruses
Autor: Souza, Carla Rodrigues 
Primeiro orientador: Bastos, Wagner Gonçalves
Primeiro membro da banca: Santori, Ricardo Tadeu
Segundo membro da banca: Barbosa, Maria Ines Batista
Terceiro membro da banca: Pastor Junior, Américo de Araújo
Resumo: Esta pesquisa buscou problematizar o processo de ensino e aprendizagem, investigando a produção de um vídeo didático por alunos de Ensino Médio de um Colégio do Estado do Rio de Janeiro, abordando o produto audiovisual e o contexto de sua produção, buscando compreender os sentidos empregados pelos produtores sobre o vídeo produzido; Identificar os significados/leituras preferenciais e os modos de endereçamento e caracterizar os significados/leituras preferidas pelos alunos produtores, em relação ao vídeo produzido, buscando saber como compreenderam, reconheceram e deram significado às intenções presentes no mesmo. Buscou-se ainda entrevistar os produtores com o objetivo de se identificar as estratégias utilizadas para a produção do material audiovisual voltado para a temática de arbovirose. Para isso foi realizado um estudo de natureza qualitativa com abordagem descritivo-exploratória com quinze alunos da segunda série do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro. Para a produção do vídeo foi realizada uma formação discente com dois encontros formativos. Nestes foram abordadas questões e assuntos diretamente relacionados com a prática da produção de um recurso audiovisual. Para o processo de análise, foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), e a análise fílmica do vídeo escolhido para delimitação dos significados preferenciais adotados por seus produtores e espectadores, no caso os pesquisadores, foi feita a partir do referencial da análise semiótica francesa (VANOYE/GOLIOT-LÉTÉ, 2008). O estudo dos significados/leituras preferenciais do vídeo mostrou que havia diferenças entre o que os produtores pensaram expressar e o que os analistas (pesquisadores) compreenderam. Esse fato nos permite considerar que o vídeo educativo tem características próprias e alguns limites, na medida em que estabelece relações particulares com os espectadores. Espera-se desta forma contribuir para as discussões educacionais e acadêmicas no que se refere à utilização de TIC em sala de aula, com foco nos recursos audiovisuais, assim como expandir a temática e os questionamentos acerca deste assunto.
Abstract: This research sought to problematize the teaching and learning process, investigating the production of a didactic video by high school students from a College in the state of Rio de Janeiro, approaching the audiovisual product and the context of its production, seeking to understand the meanings used by producers about the produced video; Identify the preferred meanings/readings and ways of addressing and characterize the meanings/readings preferred by the student producers, in relation to the produced video, seeking to know how they understood, recognized and gave meaning to the intentions present in it. We also sought to interview the producers with the objective of identifying the strategies used for the production of audiovisual material focused on the theme of arboviruses. For this, a qualitative study with a descriptive-exploratory approach was carried out with fifteen students in the second year of high school at a State School in Rio de Janeiro. For the production of the video, student training was carried out with two training meetings. In these, issues and matters directly related to the practice of producing an audiovisual resource were addressed. For the analysis process, content analysis was used (BARDIN, 2011), and the filmic analysis of the video chosen to delimit the preferred meanings adopted by its producers and spectators, in this case the researchers, was made from the analysis framework French semiotics (VANOYE/GOLIOT-LÉTÉ, 2008). The study of the preferred meanings/readings of the video showed that there were differences between what the producers thought to express and what the analysts (researchers) understood. This fact allows us to consider that the educational video has its own characteristics and some limits, insofar as it establishes particular relationships with viewers. In this way, it is expected to contribute to educational and academic discussions regarding the use of ICT in the classroom, with a focus on audiovisual resources, as well as to expand the theme and questions about this subject.
Palavras-chave: Vídeo educativo
Endereçamento
Ensino de ciências
Tecnologia da informação e comunicação
TIC
Educational video
Addressing
Science teaching
Information and communication technology
ICT
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: SOUZA, Carla Rodrigues. Produção de vídeo educativo por alunos como ferramenta potencializadora da promoção e prevenção de arboviroses. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23129
Data de defesa: 22-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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