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Tipo do documento: Dissertação
Título: Plantas tóxicas: os professores de Ciências e Biologia conhecem seus riscos?
Título(s) alternativo(s): Toxic Plants: Do Science and Biology teachers know their danger?
Autor: Rocha, Mariana Fernandes da 
Primeiro orientador: Santos, Marcelo Guerra
Primeiro membro da banca: Bastos, Wagner Gonçalves
Segundo membro da banca: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Terceiro membro da banca: Carneiro, Cláudia Elena
Resumo: A espécie humana, assim como os demais animais, usa os recursos vegetais existentes e disponíveis na natureza. Essa utilização pode se dar de diversas formas, como: alimentação, ornamentação, medicinal, entre outras. Dentre a diversidade de plantas manipuladas nessa relação estão, também, as plantas tóxicas. Diversas plantas com ação tóxica são manipuladas pelo homem desde a antiguidade, principalmente para a caça. Entretanto, há algum tempo a ciência vem identificando que as pessoas demonstram mais interesse por animais do que plantas, fenômeno caracterizado como cegueira vegetal (“Plant blindness”). Segundo os últimos dados disponíveis do Registro do Sistema Nacional de Toxicologia (SINITOX), com sede na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em 2017 foram registrados 821 casos de intoxicação humana por meio de plantas e desse total ocorreu 1 óbito. Conhecer as plantas tóxicas pode ser uma estratégia para a diminuição dos casos de acidentes. Estudos revelam que professores de ciências e biologia podem contribuir nesse processo de construção de conhecimento sobre as plantas tóxicas na escola. Este trabalho teve como objetivos identificar o conhecimento que professores de Ciências e Biologia possuem sobre plantas tóxicas; verificar que vivências o professor tem com plantas tóxicas; comparar o conhecimento que os professores possuem sobre animais tóxicos e plantas tóxicas, visando identificar uma possível “Cegueira Botânica”; identificar quais são as dificuldades que os professores têm para desenvolver o tema em sala de aula. A pesquisa consistiu em uma análise qualitativa, e foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, que se deu através de aplicativo de vídeo chamada, gravada, por meio do aplicativo JitsiMeet, e posteriormente transcrita, com professores de Ciências e Biologia dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Foram entrevistados 17 professores, com o auxílio de um roteiro de entrevistas com 25 perguntas abertas. A partir desta pesquisa e das análises de 12 entrevistas foi possível perceber que os professores de ciências e biologia sabem e trabalham mais em sala o tema animais peçonhentos e venenosos do que o tema plantas tóxicas, demonstrando assim, um comportamento zoocêntrico e, que contribui para a manutenção da cegueira botânica.
Abstract: The human species, like the other animals, uses the plant resources available in nature. This use can be done for many purposes, such as: nourishment, decoration, medicinal and others. Among the diversity of plants used for these purposes, there are the toxic ones. Many toxic plants are manipulated by humans since the ancient times, mainly for hunt issues. Though, for a long time Science has been identified people seen more interested in animals than in plants, phenomenon called by “Plant blindness”. As the last data disposed by Registro do Sistema Nacional de Toxicologia (SINITOX), located at Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), in 2017 was recorded 821 cases by human poisoned by toxic plants and one of these cases resulted in one death. Knowing these plants can be a strategic to lower these cases. Studies shows the science and biology teachers can help in this progress in the knowledge of toxic plants at school. This study focusses in identify the knowledge of the science and biology teachers about toxic plants; verify which life experiences the teacher has with toxic plants; compare the knowledge that teachers has between toxic animals and toxic plants, aiming detecting a possible “Plant blindness”; identify what are the difficulties the teachers have to develop this topic in the classes. The research consisted in a quality analysis and was used a semi structured interview on a video calling app, recorded through the JitsiMeet application, and after transcribed, with science and biology teachers of the elementary and high school of public and private schools in the state of Rio de Janeiro. The research began with the interviews on an app called JitsiMeet, where 17 teachers were interviewed with a 25 open questions quiz. From this research and the analyses of 12 interviews, for now, it was possible to realize that the teachers know they have more knowledge and work more the topic venomous and toxic animals than toxic plants, thus demonstrating a zoocentric behavior that contributes to maintenance of plant blindness.
Palavras-chave: Plant blindness
Botany teaching
Toxic plants
Cegueira botânica
Ensino de botânica
Plantas tóxicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: ROCHA, Mariana Fernandes da. Plantas Tóxicas: os professores de Ciências e Biologia conhecem seus riscos?. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23130
Data de defesa: 28-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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