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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da página à tela: o lobisomem em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Título(s) alternativo(s): Page to screen: the werewolf in Harry Potter and the prisoner of Azkaban
Autor: Silva, Gabriel Felipe da 
Primeiro orientador: Ribas, Maria Cristina Cardoso
Primeiro membro da banca: Carreira, Shirley de Souza Gomes
Segundo membro da banca: Mattos, Cristine Fickelscherer de
Resumo: Esta dissertação examina a adaptação cinematográfica de Alfonso Cuarón e o livro Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, terceiro volume da renomada saga literária escrita por J.K Rowling. A investigação é desenvolvida sob uma perspectiva comparatista, tendo como objetivo analisar a representação do lobisomem nas mídias fílmica e literária, com a finalidade de compreender as diferentes camadas de sentido existentes em cada uma dessas mídias. Publicadas entre 1997 e 2007, as obras receberam ampla aclamação do público, conquistando uma enorme base de fãs em todo o mundo, em um pequeno espaço de tempo. A ênfase na crítica intrínseca e comparatistas de ambas as mídias e na leitura crítica da narrativa da autora pouco estudada na academia brasileira justificam o trabalho e sua relevância para o estudo da ficção hodierna. Para tanto, compõem o arcabouço teórico-metodológico Robert Stam (2003; 2008), que fornece importantes contribuições para a Teoria do Cinema, Irina Rajewsky (2012ab), por elaborar categorias essenciais para os Estudos de Intermidialidade, e Linda Hutcheon (2013), que discorre a despeito da não hierarquização de filmes e livros.
Abstract: This dissertation examines the film adaptation by Alfonso Cuarón and the book Harry Potter and the prisoner of Azkaban, the third volume of the renowned literary saga written by J.K Rowling. The research is developed from a comparative perspective, with the aim of analysing the representation of the werewolf in film and literature, in order to understand the different layers of meaning that exist in each of these media. Published between 1997 and 2007, the works received widespread public acclaim, gaining a huge fan base around the world in a short space of time. The emphasis on the intrinsic and comparative criticism of both media and the critical reading of the author's narrative, which has been little studied in Brazilian academia, justify the work and its relevance to the study of modern fiction. To this end, the theoretical-methodological framework includes Robert Stam (2003; 2008), who makes important contributions to film theory, Irina Rajewsky (2012), who develops essential categories for intermediality studies, and Linda Hutcheon (2013), who discusses the non-hierarchical nature of films and books.
Palavras-chave: Remo Lupin
Lobisomem
Transposição midiática
Harry Potter
Remo Lupin
Werewolf
Media transposition
Harry Potter
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa
Citação: SILVA, Gabriel Felipe da. Da página à tela: o lobisomem em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23137
Data de defesa: 12-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



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