Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23138
Tipo do documento: Tese
Título: Narrativas sobre a construção do currículo na Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda: um caminho de experiências e (trans)formações
Título(s) alternativo(s): Narratives on the construction of the Antinéia Silveira Miranda Municipal School curriculum: a path of experiences and (trans)formation
Autor: Fontenelle, Dayse Gonçalves 
Primeiro orientador: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Primeiro membro da banca: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Segundo membro da banca: Bampi, Maria Luisa Furlin
Terceiro membro da banca: Varani, Adriana
Quarto membro da banca: Prado, Guilherme do Val Toledo
Resumo: O trabalho aqui apresentado se inscreve no campo das pesquisas (auto)biográficas que narram o cotidiano em uma perspectiva tríplice e indissociável: a perspectiva da experiência, a perspectiva do enredo e a perspectiva da compreensão do que foi narrado. A pesquisa busca compreender, por meio da narrativa de professoras e professores, o processo de construção do currículo da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, a única escola de educação integral de 3º e 4º ciclos da rede municipal de Niterói- Rio de Janeiro. Para isso, faz-se necessário compreender a experiência do currículo implementado, os caminhos percorridos pelo grupo de professoras/es para a realização do currículo e a relação deles com as políticas educacionais do município. Além de destacar a narrativa dos/as professoras/es que participaram de uma pós-graduação realizada em serviço, utilizo a minha narrativa de professorapesquisadoragestora. Todas as narrativas estão entremeadas pela influência dos estudos desenvolvidos ao longo da pós-graduação, realizada coletivamente para/pelos/ as/os professoras/es da escola. A pesquisa problematiza os seguintes pontos: A formação da/o professora/or contribui para a construção curricular? De que maneira o curso de pós-graduação colaborou na construção curricular da escola? Existe alguma influência no projeto curricular da escola das políticas públicas propostas para a rede municipal de Niterói? A abordagem teoricometodológica desenvolvida busca compreender a experiência e o enredo por meio da conversa com os coautores – denomino as/os professoras/es participantes de coautores pela importância da palavra dada e a ação engajada para a composição dessa pesquisa. Entendo por conversa uma ação rizomática que potencializa a palavra tornando-a outra e polifônica. Pressupõe ainda, a disponibilidade de ouvir e se afetar, de estar disponível para o exercício do diálogo com o outro acolhendo a alteridade do diverso possibilitando que a conversa seja capaz de irromper, transbordar, desarrumar, extrapolar e desestabilizar a nós e ao outro na mesma medida. Esta é, portanto, uma pesquisa que caminha por uma estrada de contínuo refazimento das rotas já conhecidas, e que se caracteriza por estar em estado de inacabamento, pois muito há ainda para explorar a respeito da experiência vivida.
Abstract: The work presented here focuses, through the narratives of teachers, on the construction process of the Municipal School Antinéia Silveira Miranda curriculum, the only school of integral education of 3rd and 4th cycles (middle school) of the Municipal Education Network of Niterói - Rio de Janeiro. For this purpose, it discusses the experience of the implemented curriculum, the paths taken by the group of teachers to carry out the curriculum and their relationship with the educational policies of the municipality, raising the following study questions: Does the teacher's formation contribute for curriculum construction? How did the postgraduate course held by the group collaborate in the construction of the school's curriculum? Is there any influence on the school's curriculum project of public policies proposed for the Municipal Education Network of Niterói? The theoretical-methodological approach is part of the field of (auto)biographical research that narrates school daily life in a triple and inseparable perspective: the experience, the plot and the understanding movements of what was narrated. The sources include the narrative of the teachers who participated in a postgraduate course carried out in service, conversations with two colleagues, both teachers, and narratives by the autoraprofessorapesquisadoragestora (author-teacher-researcher-manager). The hermeneutic understanding was developed in the sense of sharing the experience and the plot through conversation with the co-authors, the participating teachers, and the narratives intertwined with the studies developed throughout the postgraduate course, carried out collectively for and by the school teachers. The teacher training research lived in/with the school indicates the conversation as a rhizomatic action that enhances the word making it other and polyphonic, assuming also the availability of listening and being affected, of being available for the exercise of dialogue with the other, welcoming the otherness of the diverse, making it possible to break out, overflow, mess, extrapolate and destabilize us and the other to the same extent. Therefore, this is a research that walks along a road of continuous retracing of already known routes, and which is characterized by a state of unfinished business, as there is still much to explore regarding the lived experience.
Palavras-chave: Narrativas
Construção curricular
Niterói
Anos finais do ensino fundamental
Narratives
Curriculum
Niterói
Final years of middle school
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FONTENELLE, Dayse Gonçalves. Narrativas sobre a construção do currículo na Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda: um caminho de experiências e (trans)formações. 2023. 184 f. Tese (Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23138
Data de defesa: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.