Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23142
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leiturabilidade: um estudo de leitura em inglês-LE no 7º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Readability: a study of reading in english - FL on the 7th year of elementary school
Autor: Cruz, Thiago dos Santos 
Primeiro orientador: Abreu, Katia Nazareth Moura de
Primeiro membro da banca: Costa, Marilia Uchoa Cavalcanti Lott de Moraes
Segundo membro da banca: Gomes, Gysele da Silva Colombo
Resumo: O desempenho em leitura dos alunos de ensino fundamental brasileiros em exames nacionais e internacionais tem sido aquém do esperado para esse público (Brasil, 2023), levantando um alerta para o que tem sido trabalhado em sala de aula em relação à habilidade de leitura. A leiturabilidade (Richards et al, 1992) aparece como um tema importante para que cenários como os dos exames internacionais possam ser explorados e revertidos. Este estudo de caso investiga a influência da leiturabilidade no desempenho de leitura de uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Rio Bonito, RJ. Desenvolveu-se uma tabela para que tal conceito fosse explorado em dois textos de um livro didático de inglês-LE para escola pública. Foram utilizados um questionário e corpora a fim de que a triangulação desses dados servisse para trazer à luz entendimentos sobre os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam para a importância da leiturabilidade dos dois textos no desempenho em leitura dos alunos.
Abstract: The reading performance of Brazilian elementary school students in national and international exams has been below expectations for this public (Brasil, 2023), raising an alert to what has been worked on in the classroom in relation to reading ability. Readability (Richards et al, 1992) appears as an important theme so that scenarios such as those of international exams can be explored and reversed. This case study investigates the influence of readability on the reading performance of a 7th grade elementary school class at a public school in the city of Rio Bonito, RJ. A table was built to measure the readability of two texts from an English-le textbook for public schools. A questionnaire, and corpora were carried out so that the triangulation of these data would serve to bring to light understandings about the objectives of the research. The results guide to the importance of the readability of the two texts in students' reading performance.
Palavras-chave: Leiturabilidade
Leitura
Escola pública
Readability
Reading
Public school
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: CRUZ, Thiago dos Santos. Leiturabilidade: um estudo de leitura em inglês-LE no 7º ano do ensino fundamental. 2024. 75 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23142
Data de defesa: 26-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.