Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23143
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de história pela cidade e educação patrimonial: “movimento que tem barulho de trem”
Título(s) alternativo(s): History teaching around the city and heritage education: “a movement that has train noise”
Autor: Pereira, Giselli Maria Araújo de Souza 
Primeiro orientador: Galucio, Andréa Lemos Xavier
Primeiro membro da banca: Carvalho, Fábio Garcez de
Segundo membro da banca: Araújo, Helena Maria Marques
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o Ensino de História a partir de um percurso de memória ao longo da linha férrea, entre a Zona Norte e o centro urbano da cidade de Juiz de Fora, com abordagens para a Educação Patrimonial em diálogo com a História Local. Este estudo apresenta um roteiro pedagógico fundamentado em ações educativas que possibilitaram aos/às estudantes a construção do conhecimento histórico, o desenvolvimento e o aprofundamento de um olhar crítico sobre os espaços urbanos, a compreensão de políticas de patrimonialização, a percepção de diferentes maneiras de ver o mundo e a produção de imagens do passado capaz de orientá-los no tempo e no espaço. Avalia as potencialidades de uma educação para o patrimônio e da cidade como espaço de aprendizagem a ser lido e interpretado, marcado por lugares antropológicos, não lugares e lugares de memórias. Por fim, apresenta reflexões acerca do processo de construção da proposta pedagógica, das metodologias de ensino empregadas e do conjunto de atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2023, nas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental.
Abstract: The subject of this research is the teaching of history on a memory trail along the railroad line between the northern zone and the city center of Juiz de Fora, with approaches to heritage education in dialogue with local history. This study presents an educational path based on pedagogical actions that allow students to build historical knowledge, develop and deepen a critical view of urban spaces, understand heritage policies, perceive different ways of seeing the world, and generate images of the past that allow them to orient themselves in time and space. It assesses the potential of heritage education and the city as a learning space that can be read and interpreted and is characterized by anthropological places, non-places, and places of memory. Finally, it presents reflections on the development of the pedagogical concept, the teaching methods used, and the activities developed during the 2023 school year in Year 8 classes.
Palavras-chave: Educação para o patrimônio
Ensino de história
Espaços de memória
História local
Paisagem cultural
Educate for heritage
History teaching
Memory spaces
Local history
Cultural landscape
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: PEREIRA, Giselli Maria Araújo de Souza. Ensino de história pela cidade e educação patrimonial: “movimento que tem barulho de trem”. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTÓRIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23143
Data de defesa: 22-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.