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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23151
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A literatura indígena na escola: as serpentes que roubaram a noite, de Daniel Munduruku |
Título(s) alternativo(s): | Indigenous literature at school: the snakes that stole the night, by Daniel Munduruku |
Autor: | Ricardo, Debora dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Lima, Norma Sueli Rosa |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Everton Almeida |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Andrea |
Resumo: | A pesquisa objetiva sugerir atividades para professores do Ensino Fundamental quanto ao ensino da Literatura Indígena através da leitura de contos indígenas da obra “As serpentes que roubaram a noite e outros mitos” do escritor indígena Daniel Munduruku. A pesquisa-ação tem caráter qualitativo, tendo sido realizada com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) no bairro de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e teve como etapa a leitura dos mitos indígenas desenvolvidos por Daniel Munduruku, bem como a discussão das obras com os estudantes numa roda de conversa. A dissertação se baseia na Lei 11645/2008, que decreta a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), que orienta o desenvolvimento da habilidade de contar e recontar histórias no Ensino Fundamental II. Tive como aporte teórico Antônio Candido (2011), Michele Petit (2010), Norma Sueli Rosa Lima (2013), Tzvetan Todorov (2009) e Vicent Jouve (2012), além da utilização de pesquisas das autoras Janice Thiel (2012), Sueli de Souza Cagneti e Alcione Pauli (2015), Wanirama Santos (2013) e do escritor indígena Daniel Munduruku (2001, 2011), os quais serviram como base para uma reflexão sobre a Literatura Indígena. Como resultado da pesquisa-ação, as rodas de conversas possibilitaram aos estudantes expressarem suas opiniões e inquietações, assim como construírem conhecimentos acerca dos mitos, através da mediação da pesquisadora, e proporcionaram uma identificação dos alunos com a cultura indígena que, apesar de ainda pouco conhecida, merece nosso respeito e reconhecimento. |
Abstract: | The aim of this research is to suggest activities for elementary school teachers in the teaching of indigenous literature through the reading of indigenous tales from the book "As serpentes que roubaram a noite e outros mitos" (The snakes that stole the night and other myths) by the indigenous writer Daniel Munduruku. The action research was qualitative in nature and was carried out with 8th grade students at the Integrated Public Education Center (CIEP) in the Manguinhos neighborhood, in the North Zone of Rio de Janeiro. The stage was to read the indigenous myths developed by Daniel Munduruku, as well as to discuss the works with the students in a round table discussion. The dissertation is based on Law 11645/2008, which makes it compulsory to teach African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture, and on the National Common Curriculum Base - BNCC (2018), which guides the development of storytelling skills in elementary school. My theoretical input was Antônio Candido (2011), Michele Petit (2010), Norma Sueli Rosa Lima (2013), Tzvetan Todorov (2009) and Vicent Jouve (2012), as well as research by authors Janice Thiel (2012), Sueli de Souza Cagneti and Alcione Pauli (2015), Wanirama Santos (2013) and indigenous writer Daniel Munduruku (2001, 2011), which served as a basis for reflection on Indigenous Literature. As a result of the action research, the conversation circles enabled the students to express their opinions and concerns, as well as to build knowledge about the myths through the mediation of the researcher, and provided an identification of the students with the indigenous culture which, although still little known, deserves our respect and recognition. |
Palavras-chave: | Daniel Munduruku Literatura indígena Lei 11645/08 Daniel Munduruku Indigenous literature Law 11645/08 |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | RICARDO, Debora dos Santos. A literatura indígena na escola: as serpentes que roubaram a noite, de Daniel Munduruku. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23151 |
Data de defesa: | 3-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
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