Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23156
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção e manejo de resíduos sólidos no ambiente escolar: realidade, desafios e alternativas - estudo de caso em duas instituições públicas municipais de ensino na região metropolitana do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Solid waste production and management in the school environment: reality, challenges and alternatives - a case study in two public municipal educational institutions in the metropolitan region of Rio de Janeiro
Autor: Silva, Aparecida de Oliveira da 
Primeiro orientador: Araújo, Fábio Vieira de
Primeiro membro da banca: Pimentel, Douglas de Souza
Segundo membro da banca: Castro, Rebeca de Oliveira Castro
Terceiro membro da banca: Santori, Ricardo Tadeu
Quarto membro da banca: Videla, Eduardo da Silva Videla
Resumo: A produção e manejo de resíduos sólidos no ambiente escolar é um tema de grande relevância, pois as escolas são locais onde se concentra uma quantidade significativa de resíduos e onde há uma oportunidade valiosa de promover a educação ambiental. No Brasil, diversos estudos têm sido realizados para compreender essa realidade, identificar os desafios enfrentados e propor alternativas sustentáveis. Desta forma objetivamos avaliar o gerenciamento dos resíduos sólidos em duas instituições de ensino, verificando as principais fontes de geração de resíduos e como é feito o gerenciamento destes resíduos nas escolas estudadas, investigar o conhecimento e a percepção ambiental dos professores e funcionários das escolas estudadas em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos, identificar os desafios enfrentados pelas unidades escolares no gerenciamento de resíduos sólidos, propor alternativas que minimizem a produção e os impactos negativos causados pelo possível descarte inapropriado ou incerto de resíduos sólidos produzidos no ambiente escolar. A pesquisa utilizou uma metodologia quali-quantitativa, combinando revisão de literatura, entrevistas com representantes das instituições de ensino, observação direta e aplicação de questionários aos docentes. Os resultados demonstram a necessidade de ações educativas e políticas públicas para a promoção da sustentabilidade ambiental nas escolas.
Abstract: Solid waste production and management in the school environment is a highly relevant topic, as schools are places where a significant amount of waste is concentrated and where there is a valuable opportunity to promote environmental education. In Brazil, several studies have been carried out to understand this reality, identify the challenges faced and propose sustainable alternatives. In this way, we aim to evaluate the management of solid waste in two educational institutions, verifying the main sources of waste generation and how this waste is managed in the schools studied, investigating the knowledge and environmental perception of teachers and employees of the schools studied in in relation to solid waste management, identify the challenges faced by school units in solid waste management, propose alternatives that minimize production and negative impacts caused by the possible inappropriate or uncertain disposal of solid waste produced in the school environment. The research used a qualitative-quantitative methodology, combining literature review, interviews with representatives of educational institutions, direct observation and application of questionnaires to teachers. The results demonstrate the need for educational actions and public policies to promote environmental sustainability in schools.
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Ambiente escolar
Gestão de resíduos
Solid waste
School environment
Waste management
Gestão integrada de resíduos sólidos
Gestão ambiental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: SILVA, Aparecida de Oliveira da. Produção e manejo de resíduos sólidos no ambiente escolar: realidade, desafios e alternativas - estudo de caso em duas instituições públicas municipais de ensino na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23156
Data de defesa: 5-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.