Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23157
Tipo do documento: Dissertação
Título: Abre a roda, chegou Madureira: novas cartografias literárias em A lua triste descamba, de Nei Lopes
Título(s) alternativo(s): Abre a roda, chegou Madureira": new literary cartographies in "A lua triste descamba", by Nei Lopes
Autor: Oliveira, Ligia Vasconcellos de 
Primeiro orientador: Oliveira, Paulo Cesar Silva de
Primeiro membro da banca: Lima, Norma Sueli Rosa
Segundo membro da banca: Gonçalves, Claudio do Carmo
Resumo: Embora o samba e o carnaval configurem hoje parte importante da cultura brasileira, suas raízes afro-brasileiras e populares foram apagadas e/ou negligenciadas em diversos âmbitos de nossa sociedade. No campo literário hegemônico, ao buscarem palavras-chave simples como “subúrbio carioca” ou “periferias”, poucos autores chegaram perto dos limites de Madureira e seus arredores, apesar da enorme diversidade social que o bairro traz em seu âmago e a influência de seus personagens para nossas expressões culturais. Assim, apesar dos inúmeros registros musicais que privilegiam o subúrbio carioca, as investigações literárias deste tema ainda são escassas. Subvertendo tal contrariedade, A lua triste descamba, de Nei Lopes (2012), discute as relações sociais do subúrbio, chamando a atenção para a necessidade de se representar e estabelecer um lugar de fala e de escuta para os sujeitos subalternizados, bem como para a criação de espaços de luta e resistência a partir do campo literário. O presente trabalho, portanto, visa a analisar a obra de Lopes com o auxílio da história, pensando a literatura no sentido aberto, expansivo, abordando a cultura destes espaços geográficos pouco ficcionalizados que encontram em Madureira um lugar privilegiado para essas discussões.
Abstract: Although samba and carnival nowadays constitute a large part of Brazilian culture, their Afro-Brazilian and popular roots have been erased and/or neglected in different areas of our society. In literatus hegemonic fields, when we search for simple keywords such as “carioca suburb” or “outskirts”, few authors have come close to the limits of Madureira and its surroundings, despite the enormous social diversity that the neighborhood has at its core and the influence of its characters for our cultural expressions. Thus, despite the countless musical records that portray the suburbs in Rio de Janeiro, literary investigations of this topic are still scarce. Subverting this contradiction, A lua triste descamba, by Nei Lopes (2012), discusses suburban social relations, drawing the attention to the need to represent and establish a place for the subalternized subjects and their cultures, as well as to create spaces of resistance with the support of the literary field. This dissertation analyzes Lopes’ novel with the help of history, taking literature in the expanded way, approaching cultural phenomena in these new geographic spaces no quite enough represented, where Madureira emerges as a privileged place for these discussions.
Palavras-chave: Lopes, Nei, 1942- - Crítica e interpretação
Subúrbios
Literatura brasileira
Brazilian literature
suburbs
Madureira (Rio de Janeiro, RJ)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: OLIVEIRA, Ligia Vasconcellos de. Abre a roda, chegou Madureira: novas cartografias literárias em A lua triste descamba, de Nei Lopes. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23157
Data de defesa: 26-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.