Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23161
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A importância das literaturas africanas de língua portuguesa na construção da identidade de estudantes negros no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | The importance of portuguese-language african literatures in the construction of the identity of black students in Brazil |
Autor: | Slemen, Nadja ![]() |
Primeiro orientador: | Ribeiro Neto, Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Lobato, Rodrigo Batista |
Segundo membro da banca: | Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa |
Resumo: | Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como objetivo trazer a reflexão sobre a importância do estudo da Literatura africana de língua portuguesa na sala de aula com o propósito de contribuir na construção da identidade de alunas e alunos negros no Brasil. Parte-se do entendimento que a implementação da Lei 10.639/03 no ensino básico, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, como força da lei, contribui para a difusão do estudo das Literaturas africanas nas escolas. No entanto, ainda é preciso reavaliar sobre nossa própria prática no ensino da literatura no contexto escolar, a fim de proporcionar conhecimento, prazer e amparar para formação do aluno como sujeito social. Pensar na Literatura como um direito fundamental que beneficia na constituição dos sujeitos. Refletir sobre a falência do ensino da Literatura como disciplina escolar quando esta é apresentada somente sob os vieses da historiografia e da periodização como meta, comprometendo a apropriação do texto literário que deixa de cumprir seu papel humanizador, no desenvolvimento da criticidade e na ampliação da consciência. Esta investigação também pretende revelar a África, entendendo a importância de desfazer o conhecimento do senso comum tão consolidado sobre o continente quanto forjado pelo colonizador, entendendo a África como matriz da Arte e da Ciência. Propõe a apresentação das realidades heterogêneas e diversas desse continente, re(contando) sua história muito antes da intervenção colonial. Somente a partir disso, serão apresentadas as literaturas de Angola e Cabo Verde, revelando a história desse país à luz da Literatura. Por último, acreditamos que tal conhecimento contribua de forma sensível na desconstrução de estereótipos tão arraigados em nossa sociedade, no esforço de reverter o quadro de preconceito e discriminação do aluno negro no Brasil, contribuindo para afirmação positiva de sua identidade e na sua autoestima, edificando práticas satisfatórias no combate ao racismo, superação das desigualdades raciais e que respeite a diversidade. |
Abstract: | This research, of a bibliographic nature, aims to reflect on the importance of studying Portuguese-language African Literature in the classroom with the purpose of contributing to the construction of the identity of black students in Brazil. It is based on the understanding that the implementation of Law 10.639/03 in basic education, which deals with the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture, as a force of law, contributes to the dissemination of the study of African Literature in schools. However, it is still necessary to reevaluate our own practice in teaching literature in the school context, in order to provide knowledge, pleasure and support the student's formation as a social subject. Think of Literature as a fundamental right that benefits the constitution of subjects. Reflect on the failure of teaching Literature as a school subject when it is presented only under the biases of historiography and periodization as a goal, compromising the appropriation of the literary text that fails to fulfill its humanizing role, in the development of criticality and in the expansion of consciousness . This investigation also intends to reveal Africa, understanding the importance of undoing the common sense knowledge that is both consolidated about the continent and forged by the colonizer, understanding Africa as the matrix of Art and Science. It proposes the presentation of the heterogeneous and diverse realities of this continent, re(telling) its history long before colonial intervention. Only from this point onwards will the literature of Angola and Cape Verde be presented, revealing the history of this country in the light of Literature. Finally, we believe that such knowledge contributes significantly to the deconstruction of stereotypes that are so deeply rooted in our society, in an effort to reverse the prejudice and discrimination of black students in Brazil, contributing to the positive affirmation of their identity and self-esteem, building satisfactory practices in combating racism, overcoming racial inequalities and respecting diversity. |
Palavras-chave: | Ensino de literatura Literaturas africanas de língua portuguesa Identidade de estudantes negras Teaching literature Literatures in the portuguese language Identity of black students |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | SLEMEN, Nadja. A importância das literaturas africanas de língua portuguesa na construção da identidade de estudantes negros no Brasil. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23161 |
Data de defesa: | 25-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Nadja Slemen - 2024 - Completa.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
CRN - Nadja Slemen - 2024.pdf | 276,07 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Nadja Slemen - 2024.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.