Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23162
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Favela do Esqueleto: infâncias e trajetórias educacionais |
Título(s) alternativo(s): | Favela do Esqueleto: infancias y trayectorias educativas |
Autor: | Santos, Luciane Guimarães de Souza ![]() |
Primeiro orientador: | Freire, Leticia de Luna |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Neiva Vieira da |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Rafael Soares |
Resumo: | A presente pesquisa propõe uma análise das infâncias e trajetórias educacionais das crianças da extinta Favela do Esqueleto, bem como dos impactos da remoção nestas trajetórias. Percorremos a história da Favela do Esqueleto, que existiu na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1934 e 1965, considerando sua formação, desenvolvimento e crescimento populacional, até a desapropriação do seu território e remoção dos seus moradores. Trabalhando com fontes que privilegiam a perspectiva “de dentro”, as histórias de vida dos seus ex-moradores norteiam o entendimento que buscamos sobre as infâncias e a vida neste espaço da cidade, priorizando a experiência educativa, formal e informal. Foram realizadas consultas a estudos e documentos, incluindo o relatório de pesquisa elaborado pela Sociedade de Análises Gráficas e Mecanográficas Aplicadas aos Complexos Sociais (SAGMACS) no final dos anos 1950, além da análise das notícias publicadas sobre as crianças da Favela do Esqueleto em periódicos das décadas de 1940 a 1960, e, sobretudo, entrevistas com seis ex-moradores da Favela do Esqueleto, que lá nasceram e/ou viveram quando crianças. Os resultados da pesquisa valorizam a interface entre os estudos urbanos e o campo da educação, trazendo reflexões sobre como o cotidiano, as infâncias e as experiências educacionais são construídas em contextos urbanos marginalizados e expostos a processos de desapropriação. Contribuem, ainda, para a valorização das memórias dos velhos, reconhecendo os ex-moradores como protagonistas de suas trajetórias e narradores de uma história ainda pouco conhecida. |
Abstract: | Esta investigación propone un análisis de las infancias y trayectorias educativas de los niños de la extinta Favela do Esqueleto, así como los impactos de la expulsión en estas trayectorias. Recorrimos la historia de la Favela do Esqueleto, que existió en la ciudad de Río de Janeiro entre 1934 y 1965, considerando su formación, desarrollo y aumento de la población, hasta la expropiación de su territorio y el traslado de sus residentes. Trabajando con fuentes que privilegian una perspectiva “adentro”, las historias de vida de sus antiguos residentes orientan la comprensión que buscamos sobre las infancias y la vida en este espacio de la ciudad, priorizando la experiencia educativa, formal e informal. Se realizaron consultas sobre estudios y documentos, incluido el informe de investigación elaborado por la Sociedad de Análisis Gráfico y Mecanográfico Aplicado a Complejos Sociales (SAGMACS) a finales de la década de 1950, además del análisis de noticias publicadas sobre los niños de la Favela do Esqueleto en publicaciones periódicas de las décadas de 1940 a 1960 y, sobre todo, entrevistas con seis antiguos residentes de la Favela do Esqueleto, que nacieron y/o vivieron allí cuando eran niños. Los resultados de la investigación valoran la interfaz entre los estudios urbanos y el campo de la educación, trayendo reflexiones sobre cómo la vida cotidiana, las infancias y las experiencias educativas se construyen en contextos urbanos marginados y expuestos a procesos de expropiación. También contribuyen a valorar la memoria de las personas mayores, reconociendo a los antiguos residentes como protagonistas de sus trayectorias y narradores de una historia aún poco conocida. |
Palavras-chave: | Favela do Esqueleto Infâncias Remoção Trajetórias educacionais Favela do Esqueleto infancias expropiación trayectorias educativas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | SANTOS, Luciane Guimarães de Souza. Favela do Esqueleto: infâncias e trajetórias educacionais, 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23162 |
Data de defesa: | 16-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Luciane Guimarães de Souza Santos - 2024 - Completa.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
CRN - Luciane Guimarães de Souza Santos - 2024.pdf | 278,01 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Luciane Guimarães de Souza Santos - 2024.pdf | 418,45 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.