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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23163
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação para as Relações Étnico-Raciais: um olhar para as licenciaturas em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | Education for Ethnic-Racial Relations: a look at the undergraduate programs in Biological Sciences at the State University of Rio de Janeiro |
Autor: | Melo, Sára Regina Magalhães ![]() |
Primeiro orientador: | Nacimento, Tatiana Galieta |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Cecília Santos de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Joaklebio Alves da |
Segundo membro da banca: | Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa |
Terceiro membro da banca: | Cabral, Luciana Ferrari Espindola |
Resumo: | Tomando como marco histórico os 20 anos da lei 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade da inserção do Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica, ocorrendo de forma transversal e multidisciplinar, a presente pesquisa tem por objetivo compreender como as Relações Étnico-Raciais (RER) têm sido produzidas nos currículos em dois cursos de licenciatura da área de Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No intuito de entender como as universidades brasileiras foram fundadas e as bases teóricas que ajudaram neste processo, apoiamo-nos em autores como Sueli Carneiro, Ramón Grosfoguel, entre outros. Além disso, na atuação do Movimento Negro ao assumir um caráter educador no sentido de pressionar a criação de políticas públicas e legislações que versem sobre a sua história, tomamos concepções de autoras como Lélia González e Nilma Lino Gomes. Sabendo que o currículo se torna um fator central no processo de construção da subjetividade do sujeito, nos atemos ao referencial teórico do campo curricular do autor pós-estruturalista Thomas Popkewitz. Por fim, ao falar sobre Ensino de Ciências e Biologia, nos baseamos em textos de Douglas Verrangia e Bárbara Carine Soares Pinheiro no movimento de fundamentar a defesa de como a área tem se desenvolvido nos debates e produções sobre as Relações Étnico-Raciais. Partimos da tese de que se construir um currículo que traga em sua estrutura discussões sobre as Relações Étnico-Raciais, acaba-se construindo a subjetividade do sujeito – futuros/as professores/as de Ciências Biológicas- frente às diferenças étnico-raciais na Educação em Ciências. Entendendo que, tal formação torna-se essencial para lidar com diferentes questões que circundam o ambiente escolar, além de uma aproximação com as RER onde, os/as professores/as em formação consigam implementar práticas antirracistas em seus contextos escolares. Metodologicamente, utilizamos o método snow ball para a realização das entrevistas com docentes além disso, foi feita uma análise documental a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos, ementas e planos de curso desses cursos para a produção dos dados. A análise dos dados foi feita inspirada na Análise de Discurso proposta por Michel Foucault, além de outros autores que conversam com a sua proposta. Como resultados, verificamos que há a existência da abordagem das RER nos cursos investigados, principalmente, nas disciplinas do campo da Educação/Ensino em Ciências, porém, a inserção de tais discussões ocorrem a partir de iniciativas das docentes entrevistadas. Por fim, há a ocorrência de uma dicotomia entre o currículo formal das disciplinas, em que não há a exigência para trabalhar tais questões, e o currículo oculto ou o currículo em ação proposto pelas professoras, no qual a discussão sobre RER se insere. |
Abstract: | Taking the 20th anniversary of Law 10.639/2003 as a milestone, which made it compulsory to include African and Afro-Brazilian History and Culture in basic education, in a cross-curricular and multidisciplinary way, the aim of this research is to understand how Ethnic-Racial Relations (ERR) have been produced in the curricula of two degree courses in the area of Biological Sciences at Rio de Janeiro State University (UERJ). In order to understand how Brazilian universities were founded and the theoretical bases that helped in this process, we relied on authors such as Sueli Carneiro, Ramón Grosfoguel, among others. In addition, in the Black Movement's role as an educator in the sense of pushing for the creation of public policies and legislation that deal with its history, we have taken conceptions from authors such as Lélia González and Nilma Lino Gomes. Knowing that the curriculum becomes a central factor in the process of constructing the subject's subjectivity, we turned to post-structuralist author Thomas Popkewitz as a theoretical reference in the field of the curriculum. Finally, when talking about Science and Biology Teaching, we used texts by Douglas Verrangia and Bárbara Carine Soares Pinheiro as a basis for defending how the area has developed in debates and productions on Ethnic-Racial Relations. We start from the thesis that if we build a curriculum that includes discussions on Ethnic-Racial Relations in its structure, we end up building the subjectivity of the subject - future Biological Sciences teachers - in the face of ethnic-racial differences in Science Education. Understanding that such training is essential for dealing with the different issues that surround the school environment, as well as an approach to ERR where teachers in training are able to implement anti-racist practices in their school contexts. Methodologically, we used the snowball method to conduct the interviews with teachers. In addition, a documentary analysis was carried out using the Pedagogical Political Projects, syllabuses and course plans of these courses to produce the data. Data analysis was inspired by the Discourse Analysis proposed by Michel Foucault, as well as other authors who share his proposal. As a result, we found that there is an approach to RER in the courses investigated, mainly in subjects in the field of Science Education/Teaching, but the inclusion of such discussions comes from the initiatives of the teachers interviewed. Finally, there is a dichotomy between the formal curriculum of the subjects, in which there is no requirement to work on such issues, and the hidden curriculum or the curriculum in action proposed by the teachers, in which the discussion on RER is included. |
Palavras-chave: | Relações étnico-raciais na educação Professores - Formação Ciências (Ensino fundamental) Universidade Formação inicial de professores de biologia University Initial training for biology teachers education for ethnic-racial relations Science teaching |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | MELO, Sára Regina Magalhães. Educação para as Relações Étnico-Raciais: um olhar para as licenciaturas em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23163 |
Data de defesa: | 24-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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