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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23171
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Proposta e análise metodológica para verificação do Padrão D-2 da Convenção BWM (IMO, 2004) referente ao V. cholerae O1 e O139: estudo de caso no porto da Cidade do Rio de Janeiro (Brasil) |
Título(s) alternativo(s): | Analisys and Proposal metodologic for verification of standard D-2 of Convention BWM (IMO, 2004) referred the V. cholerae O1 and O139: study of case in the port of city of Rio de Janeiro (Brazil) |
Autor: | Silva, Everaldo de Santana ![]() |
Primeiro orientador: | Fernandez, Marcos Antonio dos Santos |
Segundo orientador: | Silva Filho, Renato Geraldo da |
Primeiro membro da banca: | Castro, Maria Cecília Trindade de |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Lohengrin Dias de Almeida |
Terceiro membro da banca: | Pires Júnior, Floriano Carlos Martins |
Resumo: | O processo atual de globalização impulsiona a movimentação marítima em todo mundo que, atualmente, responde por cerca de 90% de todas as trocas comerciais entre países, incrementando assim o volume de água de lastro movimentado e, consequentemente, o risco de bioinvasões. Entre todas as espécies presentes neste contexto, esse trabalho é direcionado ao Vibrio cholerae toxigênico (sorogrupos O1 e O139) causador da Cólera: doença entérica caracterizada por acentuado quadro de diarreia, que tem uma íntima relação com as condições ambientais, principalmente o saneamento básico. Entre os anos de 2000 a 2017, foram registrados cerca de 4,7 milhões de casos da doença (com aproximadamente 71 mil óbitos) sendo 81% destas ocorrentes na região áfrico-asiática. O tratamento é realizado por hidratação, antibióticos e em alguns casos vacinação. Entretanto, resistência bacteriana à medicação tem sido evidenciada, em função do processo de transferência genética horizontal. A convenção BWM (IMO, 2004) na sua regra D-2 (Ballast Water Performance Standard) estabelece o vibrio colérico toxigênico como um dos principais bioindicadores padronizados para o controle de qualidade dos sistemas de tratamentos de água de lastro a bordo. Desta forma, em função do intenso fluxo marítimo, a construção de uma metodologia que aponte possíveis “embarcações alvos” para verificação da conformidade do padrão D-2 é um importante desafio. Este trabalho tem como objetivo elaborar, testar e analisar uma proposta metodológica inicial para prevenção de introdução do Vibrio cholerae toxigênico em águas nacionais por descarga de água de lastro, em consonância com o padrão D-2 da Convenção BWM (IMO, 2004), no tocante à especificidade das embarcações a serem amostradas, tendo como estudo de caso o Porto da Cidade do Rio de Janeiro. A metodologia foi balizada na resposta a três perguntas norteadoras: (i) se a região de descarga é vulnerável à introdução do vibrio colérico toxigênico; (ii) se alguma embarcação visitante possui risco de introduzir o vibrio colérico toxigênico por água de lastro e (iii) se os lastros das embarcações visitantes, assim como o local de estudo, têm ocorrência do vibrio colérico toxigênico. Os resultados detectados pelo protocolo estabelecido conseguiram priorizar os “navios alvos” para inspeção com uma redução de mais 90% de todas as embarcações monitoradas, com visitações ao porto de estudo, no período de janeiro de 2016 a janeiro de 2018 (25 meses). Todo protocolo utilizado foi analisado e melhorias e aprimoramentos são sugeridas na conclusão deste trabalho. O protocolo adotado se mostrou bastante promissor, com boas perspectivas de aperfeiçoamentos e aplicação em outros portos nacionais no que se refere à verificação do cumprimento do padrão D-2 na questão do V. cholerae toxigênico |
Abstract: | The current globalization process drives maritime movement worldwide, which currently accounts for about 90% of all trade between countries, increasing the volume of ballast water handled and consequently, the risk of bioinvasions. Among all the species present in this context, this work is focused on the toxigenic Vibrio cholerae (serogroups O1 and O139) that causes Cholera: an enteric disease characterized by a marked diarrhea that is closely related to environmental conditions, especially basic sanitation. between 2000 and 2017, about 4.7 million cases of the disease were registered (with approximately 71 thousand deaths) and 81% of them occurred in the African-Asian region. Treatment is carried out by hydration, antibiotics and in some cases vaccination. However, bacterial resistance to medication has been evidenced because of the horizontal gene transfer process. The BWM convention (IMO, 2004) in its D-2 rule (Ballast Water Performance Standard) establishes toxigenic vibrio cholerae as one of the main standardized bioindicators for the quality control of ballast water treatment systems on board. Thus, because of the inte nse maritime flow, the construction of a methodology that points out possible “target vessels” to verify the compliance of the D-2 standard is an important challenge. This work aims to elaborate, test and analyze an initial methodological proposal to prevent the introduction of toxigenic Vibrio cholerae in national waters by ballast water discharge, according to the D-2 standard of the BWM Convention (IMO, 2004) regarding to the specificity of the vessels to be sampled, taking the Port of the City of Rio de Janeiro as a case study. The methodology was based on the answers to three guiding questions: (i) whether the discharge region is vulnerable to the introduction of toxigenic Vibrio cholerae; (ii) whether any visiting vessel has the risk of introducing toxigenic vibrio by ballast water and (iii) whether the ballast of visiting vessels has toxigenic V.c. as well as the study site. The results detected by the established protocol were able to prioritize the “target ships” for inspection with a reduction of over 90% of all monitored vessels, with visits to the port of study from January 2016 to January 2018 (25 months). Every protocol used was analyzed and improvements are suggested in the conclusion of this work. The adopted protocol indicated to be very promising, with good perspectives for improvements and application in other national ports regarding the verification of compliance with the D-2 standard in the issue of toxigenic V. cholerae. |
Palavras-chave: | Agua de Lastre Cólera Vibrio cholerae Cholera Porto do Rio de Janeiro Água de Lastro Puerto de Rio de Janeiro |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente |
Citação: | SILVA, Everaldo de Santana. Proposta e análise metodológica para verificação do Padrão D-2 da Convenção BWM (IMO, 2004) referente ao V. cholerae O1 e O139: estudo de caso no porto da Cidade do Rio de Janeiro (Brasil). 2020. 193 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23171 |
Data de defesa: | 31-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Meio Ambiente |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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