Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23179
Tipo do documento: Tese
Título: As multifacetas de Sylvia Serafim: uma disputa na imprensa em torno de uma intelectual esquecida
Título(s) alternativo(s): The multifaceted Sylvia Serafim: a media dispute on a forgotten intellectual
Autor: Menezes, Sergio Schargel Maia de 
Primeiro orientador: Gonçalves, Márcio Souza
Primeiro membro da banca: Matheus, Leticia Cantarela
Segundo membro da banca: Dealtry, Giovanna
Terceiro membro da banca: Oliveira, Vera Lúcia Follain de
Quarto membro da banca: Santos, Claudete Daflon dos
Resumo: Em 26 de dezembro de 1929, motivada por uma matéria de capa que a afirmava adúltera, a jornalista e escritora Sylvia Serafim atirou em Roberto Rodrigues, ilustrador do jornal Crítica e irmão de Nelson Rodrigues, em um homicídio que chocou e dividiu a sociedade carioca. A história do assassinato de Roberto se transformou em livro, peça, filme, programa de televisão, em suma, foi explorada por diversas mídias, em diversos formatos. Conforme essas narrativas migram, vão adquirindo novas nuances, contraditórias entre si, através de um processo de divisão que se inicia logo depois do atentado. O principal objetivo deste trabalho é analisar a captura que Sylvia Serafim sofreu por uma disputa política, social e econômica que transcendeu sua época e permanece ainda hoje, bem como trabalhar a construção dessa imagem desumanizada. Em outras palavras, sintetizado no próprio título, trabalhar a construção das várias faces de Serafim, desde seus escritos até os escritos sobre ela, enxergando-a não somente como assassina, da forma com que entrou para a História, mas também como intelectual, jornalista, escritora, feminista. Essa divisão gerou um processo de disputa sobre a sua figura que se iniciou na imprensa logo após o assassinato e perdura ainda hoje, de modo que este trabalho olha também para a apropriação dessa figura em jornais da época e do contemporâneo, bem como redes sociais. Com isso, Serafim acabou tendo sua produção intelectual apagada, esquecida na História, a despeito de sua relevância na época. Na intenção de evidenciar essa multiplicidade de Sylvia Serafim, também foram trabalhados seus materiais jornalísticos. Assim, é possível resgatar sua história e destacar os mecanismos sociais e políticos que a marginalizaram, além de examinar o impacto duradouro do sensacionalismo sobre sua imagem. Por meio de pesquisa em arquivo e em diálogo com uma base teórica sobre História do Jornalismo e processos de desumanização, foi possível fornecer visões menos maniqueístas e mais completas, explorando caminhos desconhecidos de uma intelectual lembrada apenas em função de seu homicídio. Ao explorar essa narrativa, busca-se não apenas uma reinterpretação histórica, mas também uma reflexão sobre as dinâmicas de poder e gênero, principalmente na imprensa.
Abstract: On December 26, 1929, motivated by a front-page article that accused her of adultery, journalist and writer Sylvia Serafim shot Roberto Rodrigues, illustrator for the newspaper Crítica and brother of Nelson Rodrigues, in a homicide that shocked and divided Carioca society. The story of Roberto's murder was stransformed into books, plays, films, and television programs, explored by various media in diverse formats. As these narratives migrate, they acquire new, often contradictory nuances through a process of division that began immediately after the attack. The main objective of this thesis is to analyze the capture that Sylvia Serafim due to political, social, and economic disputes that transcended her time and continue to this day, as well as to explore the construction of her dehumanized image. In other words, as summarized in the title itself, this study aims to examine the many faces of Serafim, from her writings to the writings about her, viewing her not only as an assassin, as History did, but also as an intellectual, journalist, writer, and feminist. This division generated a dispute over her image that started in the press and persists today, hence the necessity of this work also looking into the appropriation of her figure in both contemporary and historical newspapers, as well as on social media. Consequently, Serafim’s intellectual output was erased, forgotten in history despite her relevance at the time. In order to highlight this multiplicity of Sylvia Serafim, her journalistic materials were also analyzed. Thus, it is possible to rescue her story and highlight the social and political mechanisms that marginalized her, as well as examine the lasting impact of sensationalism on her image. Through archival research and in dialogue with a theoretical framework on History of Journalism and processes of dehumanization, it was possible to provide less manichean and more comprehensive views, exploring unknown paths of an intellectual remembered solely for her homicide. By exploring this narrative, the aim is not only to provide a historical reinterpretation but also to reflect on the dynamics of power and gender, particularly in the press.
Palavras-chave: Journalism History
Sensationalism
Serafim, Sylvia, 1902-1936
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Sensacionalismo
História do Jornalismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MENEZES, Sergio Schargel Maia de. As multifacetas de Sylvia Serafim: uma disputa na imprensa em torno de uma intelectual esquecida. 2024. 313 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23179
Data de defesa: 24-Set-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.