Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23181
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cinema e ensino de geografia: uma reflexão |
Título(s) alternativo(s): | Cinema and Geography studies: a reflection |
Autor: | Luz, Gabriel de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | França Filho, Astrogildo Luiz de |
Primeiro membro da banca: | Santana Filho, Manoel Martins de |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Felipe Moura |
Terceiro membro da banca: | Tartaglia, Leandro Riente da Silva |
Resumo: | O presente trabalho se debruçou sobre a pergunta: de que maneira as imagens do Cinema podem contribuir para a formação dos professores de Geografia sem, no entanto, perder de vista sua dimensão artística e sua concepção estética? Para iniciar a discussão, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos publicados no Brasil sobre Cinema e Ensino de Geografia, especialmente em revistas eletrônicas, ligadas a programas de graduação e/ou pós-graduação em Geografia. A base teórica desta dissertação foram autores da Geografia Cultural, sobretudo aqueles que refletiram sobre o conceito de paisagem, por exemplo, Denis Coscrove e Maurice Ronai, além de teóricos do Cinema, como André Bazin e Marcel Martin. Por fim, este estudo focou sua análise a partir do filme “Laranja Mecânica” (1971), do aclamado diretor Stanley Kubrick, e suas citações à Ciência, ao Estado e principalmente à Arquitetura Modernista. |
Abstract: | This paper focused on the question: how could Cinema images contribute to the training of geography teachers without, however, losing sight of their artistic dimension and aesthetic conception? To start the discussion, we did a bibliographical survey of scientific articles published in Brazil on Cinema and Geography Teaching, especially in electronic magazines, connected to undergraduate and/or postgraduate programs in Geography. The theoretical basis of this dissertation were authors from Cultural Geography, especially those who reflected on the concept of landscape, for example, Denis Coscrove and Maurice Ronai, as well as Cinema theorists, such as André Bazin and Marcel Martin. Finally, this study focused its analysis on the film “A Clockwork Orange” (1971), by renowned movie director Stanley Kubrick, and its citations to Science, the State and mainly Modernist Architecture. |
Palavras-chave: | Cinema Ensino de geografia Laranja Mecânica Paisagem geográfica Stanley Kubrick Cinema Geography studies A Clockwork Orange Geographic landscape Stanley Kubrick |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | LUZ, Gabriel de Oliveira. Cinema e ensino de geografia: uma reflexão. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23181 |
Data de defesa: | 24-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Gabriel de Oliveira Luz - 2024 - Completa.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Gabriel de Oliveira Luz - 2024.pdf | 234,65 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Gabriel de Oliveira Luz - 2024.pdf | 337,94 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.