Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23182
Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas e jogos: agentes construtores da identidade docente e dos processos de ensino e aprendizagem em ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): Narratives and games: agents that build teacher identity and teaching and learning processes in Science and Biology
Autor: Mello, Letícia da Silva 
Primeiro orientador: Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa
Primeiro membro da banca: Silva, Jean Carlos Miranda da
Segundo membro da banca: Moraes, Fernando Aparecido de
Resumo: A presente pesquisa visa investigar as narrativas de professores de ciências e biologia, sobre a concepção, produção e utilização de jogos educativos no ensino destas disciplinas. Para alcançar tais objetivos, foram coletados dados por meio de questionários e da realização de entrevistas. Os sujeitos de pesquisa foram selecionados a partir da sua participação no X Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 2 (RJ/ES) - X EREBIO e por terem produzidos jogos educativos ao longo da sua trajetória acadêmica e profissional. Foram obtidos como resultados da coleta de dados 4 questionários e 4 entrevistas. Dentre os resultados foi constatado que os jogos são vistos como importantes materiais didáticos, mas possuem limitações e não devem ser os únicos recursos utilizados. Ademais, os professores refletiram sobre sua prática pedagógica, mostrando a importância da formação contínua e da adaptação dos jogos ao perfil da turma e contexto de aplicação. Revelaram-se dificuldades na produção de jogos, como falta de tempo e recursos, além de problemas com a fluidez e mecânica dos jogos. Os professores sugeriram soluções como a criação de versões revisadas dos jogos e uma formação específica para seu desenvolvimento. Foi destacada a necessidade de equilibrar aspectos lúdicos e pedagógicos e de promover jogos cooperativos para reduzir a competição entre estudantes. Sobre o uso de jogos na prática docente, os professores identificaram, principalmente, os jogos como ferramentas de revisão de conteúdos, mas nossa análise identificou possíveis novas funções, a saber: o jogo como uma “Unidade Pedagógica”; e o jogo utilizado para a promoção de reflexões socioculturais. Por fim, enfatizamos a necessidade de maior seriedade no uso de jogos como parte do processo de ensino e aprendizagem, e reafirmamos a importância de uma formação especializada para o desenvolvimento de jogos educativos.
Abstract: The present research aims to investigate the narratives of science and biology teachers about the conception, production and use of educational games in the teaching of these subjects. To achieve these objectives, data were collected through questionnaires and interviews. The research subjects were selected based on their participation in the X Regional Meeting of Biology Teaching of Regional 2 (RJ/ES) - X EREBIO and for having produced educational games throughout their academic and professional career. As a result of data collection, 4 questionnaires and 4 interviews were obtained. Among the results, it was found that games are seen as important didactic materials, but they have limitations and should not be the only resources used. In addition, the teachers reflected on their pedagogical practice, showing the importance of continuous training and the adaptation of the games to the class profile and context of application. Difficulties in game production were revealed, such as lack of time and resources, as well as problems with the fluidity and mechanics of the games. The teachers suggested solutions such as the creation of revised versions of the games and specific training for their development. The need to balance playful and pedagogical aspects and to promote cooperative games to reduce competition between students was highlighted. Regarding the use of games in teaching practice, the teachers mainly identified games as tools for reviewing content, but our analysis identified possible new functions, namely: the game as a "Pedagogical Unit"; and the game used to promote sociocultural reflections. Finally, we emphasize the need for greater seriousness in the use of games as part of the teaching and learning process, and we reaffirm the importance of specialized training for the development of educational games.
Palavras-chave: Jogos educativos
Educação ludocientífica
Pesquisa com narrativas
Formação docente
Educational games
Ludo-scientific education
Research with narratives
Teacher training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: MELLO, Letícia da Silva. Narrativas e jogos: agentes construtores da identidade docente e dos processos de ensino e aprendizagem em ciências e biologia. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23182
Data de defesa: 18-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.