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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23183
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Plantas alimentícias: diversidade e memórias dos estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Magé (RJ) e suas famílias |
Título(s) alternativo(s): | Food plants: diversity and memories of high school students from a public school in the city of Magé (RJ) and their family |
Autor: | Farias, Carla de Souza Gomes de ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Marcelo Guerra |
Primeiro membro da banca: | Bastos, Wagner Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Boscolo, Odara Horta |
Terceiro membro da banca: | Merhy, Thiago Saide Martins |
Resumo: | Como ambiente de ensino-aprendizagem, a escola deve proporcionar o desenvolvimento do estudante diante do espaço multicultural em que está inserido, articulando os temas que são discutidos em sala de aula com as suas vivências. Nesse sentido, a interação entre os saberes escolares e dos estudantes e seus familiares são essenciais. A escola tem a possibilidade de dialogar sobre a importância do consumo dos alimentos saudáveis e culturais, dentre eles os vegetais (plantas). O estudo tem como objetivo principal analisar o conhecimento e o uso que os estudantes do ensino médio e suas famílias possuem sobre plantas alimentícias. A pesquisa foi realizada com estudantes do 1º e 2º ano do período noturno do ensino médio regular de uma escola estadual localizada no município de Magé, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foi empregada a observação participante plena. Foram realizadas entrevistas estruturadas utilizando um questionário com perguntas abertas e fechadas. Durante a execução da pesquisa, foi empregado o uso das notas de campo. Inicialmente foi construída uma lista livre com todos os nomes populares de plantas alimentícias citadas pelos estudantes, que foram classificadas quanto a sua fonte, consumo e origem geográfica. Como atividade clímax, foi realizada uma exposição e degustação de receitas produzidas pelos estudantes e seus familiares utilizando PANC (Plantas alimentícias não convencionais). Os estudantes citaram 78 plantas alimentícias, sendo 78,2% de espécies exóticas. O hábito de cultivar em quintais é praticado por 77,42% dos estudantes e seus familiares, e tem por finalidade consumir o que for colhido. A maioria dos estudantes (80,65%) desconhecem os hábitos alimentares de seus antepassados e, 67.74% consideram que a sua alimentação é diferente daquela que seus pais e avós consumiam. No entanto, os estudantes têm a percepção de que a alimentação deles era mais saudável, e alegam que isso se deve a maior diversidade de vegetais cultivados e consumidos por eles. Do total, 67,74% dos estudantes desconheciam o termo PANC. Poucos estudantes (29,03%) citaram PANC utilizadas em receitas culinárias por seus familiares. Para a degustação na escola, os estudantes levaram 14 pratos preparados com receitas que utilizaram a casca, a folha, a semente e o fruto de oito espécies de plantas. A diversidade alimentar disponível no ambiente em que o estudante vive, reconhecendo e valorizando os saberes familiares de seus antepassados e formas de alimentação dos mesmos, tem o potencial de agregar conhecimento e possibilidades de cultivo e consumo das plantas, gerando, também, a oportunidade de variabilidade ao cardápio, ampliando o paladar e a nutrição. O resultado reflete a necessidade de difundir a diversidade alimentar disponível no ambiente em que o estudante vive, reconhecendo e valorizando os saberes familiares de seus antepassados e formas de alimentação dos mesmos e o potencial de agregar conhecimento e possibilidades de cultivo e consumo das plantas, gerando, também, a oportunidade de variabilidade ao cardápio, ampliando o paladar e a nutrição. |
Abstract: | As a teaching-learning environment, the school must provide for the development of students in the multicultural space in which they live, linking the topics discussed in the classroom with their experiences. In this sense, interaction between school knowledge and that of students and their families is essential. The school has the opportunity to talk about the importance of consuming healthy and cultural foods, including vegetables (plants). The main objective of this study was to analyze the knowledge and use that high school students and their families have of food plants. The research was carried out with students from the 1st and 2nd year of evening classes at a state school in the municipality of Magé, in the metropolitan region of Rio de Janeiro. Full participant observation was used to collect the data. Structured interviews were conducted using a questionnaire with open and closed questions. Field notes were used during the research. Initially, a free list was drawn up of all the popular names of food plants mentioned by the students, which were classified according to their source, consumption, and geographical origin. The climax activity was an exhibition and tasting of recipes produced by the students and their families using PANC (unconventional food plants). The students mentioned 78 food plants, 78.2% of which were exotic species. 77.42% of the students and their families grow crops in their backyards, to consume what is harvested. The majority of students (80.65%) are unaware of their ancestors' eating habits and 67.74% consider their diet to be different from what their parents and grandparents ate. However, the students have the perception that their diet was healthier, and claim that this is due to the greater diversity of vegetables they grew and consumed. 67.74% of the students were unaware of the term PANC. A few students (29.03%) mentioned PANCs used in cooking recipes by their relatives. For the school tasting, the students brought 14 dishes prepared with recipes that used the pell, leaf, seed, and fruit of eight plant species. The food diversity available in the environment in which the students live, recognizing and valuing the family knowledge of their ancestors and their ways of eating, has the potential to add knowledge and possibilities for growing and consuming plants, also generating the opportunity for variability in the menu, broadening taste and nutrition. The result reflects the need to disseminate the food diversity available in the environment in which the student lives, recognizing and valuing the family knowledge of their ancestors and their ways of eating and the potential to add knowledge and possibilities for growing and consuming plants, also generating the opportunity for variability in the menu, expanding taste and nutrition. |
Palavras-chave: | Conscientização alimentar Plantas alimentícias não convencionais (PANC) Memória da alimentação familiar Soberania alimentar Food awareness Unconventional food plants (PANC) Family food memories Food sovereignty |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::BOTANICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | FARIAS, Carla de Souza Gomes de. Plantas alimentícias: diversidade e memórias dos estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Magé (RJ) e suas famílias. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23183 |
Data de defesa: | 24-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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