Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23187
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura de imagens: práticas de letramento crítico em turmas do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Reading images: critical literacy practices in elementary school II classes
Autor: Coimbra, Roberta Alves Silva 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Betânia Almeida
Primeiro membro da banca: Silva, Mônica Gomes da
Segundo membro da banca: Pinto, Maria Isaura Rodrigues
Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo refletir sobre a importância da leitura de imagens para a formação de um aluno mais crítico, criativo e observador. Objetiva-se também pensar sobre a valorização que a escola dá à alfabetização verbal em detrimento da alfabetização visual. O interesse por esta temática surgiu devido à necessidade de implementação de práticas pedagógicas voltadas para o letramento visual já que o mundo está cada vez mais imagético e multimodal. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Melchíades Picanço, em São Gonçalo, RJ, e envolveu uma proposta de intervenção com o nono ano do Ensino Fundamental, utilizando atividades didáticas inspiradas no modelo de sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para o embasamento teórico, contou-se com autores como Lucia Santaella (2012), Jacques Aumont (1993), Martine Joly (1994), Donis Dondis (1997), Magda Soares (2009), Charles Pierce (2005), bell holks (2020) entre outros. Nessa direção, a metodologia usada foi de cunho qualitativo. Sendo a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação importantes ferramentas que permitiram a investigação da importância das imagens para o desenvolvimento integral do aluno. Os resultados deste trabalho contribuem para o fortalecimento da discussão de se repensar as práticas pedagógicas tradicionais, provando que incluir atividades que promovam o letramento visual é fundamental para a formação crítica do cidadão.
Abstract: This dissertation aims to reflect on the importance of image reading for the formation of a more critical, creative, and observant student. It also seeks to consider the emphasis that schools place on verbal literacy to the detriment of visual literacy. The interest in this theme arose from the need to implement pedagogical practices focused on visual literacy, given that the world is increasingly imagistic and multimodal. The research was conducted at Colégio Estadual Melchíades Picanço in São Gonçalo, RJ, involving an intervention proposal with the ninth grade of Elementary School, using didactic activities inspired by the didactic sequences model of Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). For the theoretical foundation, authors such as Lucia Santaella (2012), Jacques Aumont (1993), Martine Joly (1994), Donis Dondis (1997), Magda Soares (2009), Charles Pierce (2005), bell hooks (2020), among others. In this direction, a qualitative methodology was used, with bibliographic research and action research being important tools that allowed for the investigation of the importance of images for the integral development of the student. The results of this work contribute to strengthening the discussion of rethinking traditional pedagogical practices, proving that including activities that promote visual literacy is fundamental for the critical formation of citizens.
Palavras-chave: Image reading
Visual literacy
Critical thinking
Semiotics
Leitura de imagens
Letramento visual
Pensamento crítico
Semiótica
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: COIMBRA, Roberta Alves Silva. Leitura de imagens: práticas de letramento crítico em turmas do ensino fundamental II. 2024. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23187
Data de defesa: 3-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.