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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre faixas, bandeiras e sinalizadores: o torcer-criança em uma torcida de futebol da cidade do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Between banners, flags and flares: the child supporter in a football crowd in the city of Rio de Janeiro
Autor: Silva, Maria Aparecida da 
Primeiro orientador: Gomes, Lisandra Ogg
Primeiro membro da banca: Pereira, Rita Ribes
Segundo membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Terceiro membro da banca: Magalhães, Livia Gonçalves
Resumo: Nesta dissertação, denomino como torcer-criança a ação de torcer por uma agremiação esportiva de futebol, manifestada por sujeitos que possuem de 0 a 12 anos de idade. Na posição de torcedora, a criança compartilha cânticos, gestos, histórias, tradições e um conjunto de símbolos comuns com outros torcedores. Juntos, eles constituem a torcida, que, no estádio, é representada pela multidão. Considerando este conceito e partindo da premissa de que as crianças são sujeitos que não somente apreendem, mas constroem e significam a cultura, o principal objetivo desta pesquisa foi compreender quais são as experiências, significações e relações que atravessam o torcer-criança durante os jogos de futebol da equipe profissional masculina do Fluminense Football Club, nas arquibancadas do Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. De caráter etnográfica, a metodologia foi conduzida a partir da observação-participante, utilizando as técnicas auxiliares de observação, fotografia e conversas com dez crianças torcedoras do Fluminense, de idades entre 4 a 12 anos, em jogos de futebol que ocorreram no período de janeiro de 2023 a abril de 2024. A imersão em campo, junto com as crianças, permitiu a identificação de regularidades nas narrativas, práticas e relações tecidas na arquibancada, contribuindo para a categorização do material empírico em três eixos de análise, sendo: 1) socializações, experiências e aprendizagens; 2) corpo; e 3) questões de gênero. Para dialogar com os dados empíricos, foram explorados os referenciais teóricos situados no campo dos Estudos da Infância, Cultura e Sociedade. A partir dessas análises, foi possível constatar que as crianças constroem formas e significações próprias de torcer, desempenhando funções importantes para a manutenção das culturas de arquibancada, como a (re)produção de símbolos e a participação na preparação de festas tradicionais da torcida. Além disso, foi possível perceber que a posição subalternizada da categoria de infância, na sociedade, bem como os contextos políticos, econômicos e sociais que estruturam o país, impactam a presença e as experiências das crianças no estádio de futebol. Contudo, também foi verificado que a arquibancada possui um modo de funcionamento específico, atravessado pela cultura popular, onde as crianças experimentam, ainda que temporariamente, relações e papéis sociais que não usufruem em outros tempos e espaços.
Abstract: In this dissertation, I refer to the action of cheering for a football team as cheering-children, as expressed by subjects aged between 0 and 12 years old. As a fan, the child shares chants, gestures, stories, traditions and a set of common symbols with other fans. Together, they make up the supporters, which in the stadium is represented by the crowd. Considering this concept and starting from the premise that children are subjects who not only apprehend, but also construct and signify culture, the main aim of this research was to understand the experiences, meanings and relationships that run through children's cheering during football matches of the Fluminense Football Club men's professional team, in the stands of the Jornalista Mário Filho Stadium, popularly known as Maracanã, located in the North Zone of the city of Rio de Janeiro. Ethnographic in nature, the methodology was based on participant observation, using the auxiliary techniques of observation, photography and conversations with ten child Fluminense fans, aged between 4 and 12, at football matches that took place between January 2023 and April 2024. Immersion in the field with the children allowed us to identify regularities in the narratives, practices and relationships woven in the stands, contributing to the categorisation of the empirical material into three axes of analysis: 1) socialization, experiences and learning; 2) the body; and 3) gender issues. In order to engage in dialogue with the empirical data, we explored theoretical references in the field of Childhood, Culture and Society Studies. From these analyses, it was possible to see that children construct their own forms and meanings of cheering, performing important functions for the maintenance of the grandstand culture, such as (re)producing symbols and taking part in the preparation of traditional fan festivities. In addition, it was possible to see that the subordinate position of the category of childhood in society, as well as the political, economic and social contexts that structure the country, have an impact on the presence and experiences of children at the football stadium. However, it was also noted that the stands have a specific way of functioning, crossed by popular culture, where children experience, albeit temporarily, social roles that they don't enjoy in other times and spaces.
Palavras-chave: Children
Childhood
Football
Twisted
Crianças
Futebol
Torcidas
Infância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Maria Aparecida da. Entre faixas, bandeiras e sinalizadores: o torcer-criança em uma torcida de futebol da cidade do Rio de Janeiro. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23188
Data de defesa: 29-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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