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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23189
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Vivenciando a Economia Doméstica por meio da Proporcionalidade no Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Experiencing the home economy through proportionality in Elementary Education |
Autor: | Silva, Ana Cristina de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Márquez, Rosa María García |
Primeiro coorientador: | Silva, Fabio Menezes da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Daniela Mendes Vieira da |
Segundo membro da banca: | Vaz, Rafael Filipe Novôa |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma pesquisa que integra Educação Financeira com foco no ensino da Proporcionalidade, incentivando o consumo consciente através de práticas sustentáveis. Ela foi inspirada pela experiência profissional da autora, que percebeu a dificuldade dos alunos em contextualizarem conhecimentos matemáticos em seu cotidiano, como os relacionados a finanças. Realizamos uma atividade com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, que se propôs a ser dinâmica e interdisciplinar, envolvendo o desenvolvimento de uma consciência ecológica na gestão de recursos financeiros, também, discutindo práticas sustentáveis – nosso produto educacional resultante da pesquisa. O nosso objetivo específico é contribuir para a formação dos discentes em cidadãos críticos e conscientes que tenham a capacidade de auxiliar suas famílias a administrarem suas finanças, além de desenvolverem práticas sustentáveis através de atitudes simples com a ajuda do conhecimento sobre Proporcionalidade. Utilizamos uma metodologia qualitativa guiada pela pesquisa-ação e pelo estudo de caso. Nossos resultados apontaram para os possíveis efeitos da integração do ensino da Educação Financeira com práticas sustentáveis, tal qual a sensibilização acerca do consumo consciente e sustentabilidade, como algo que precisaria estar mais presente nos currículos escolares atuais, pois fomenta reflexões sobre as maneiras de se viver no mundo. |
Abstract: | This dissertation presents research that integrates Financial Education with a focus on teaching Proportionality, encouraging conscious consumption through sustainable practices. It was inspired by the author's professional experience, who noticed students' difficulty in contextualizing mathematical knowledge in their daily lives, such as those related to finance. We carried out an activity with an 8th year elementary school class, which proposed to be dynamic and interdisciplinary, involving the development of ecological awareness in the management of financial resources, as well as discussing sustainable practices – our educational product resulting from the research. Our specific objective is to contribute to the formation of students into critical and conscious citizens who have the ability to help their families manage their finances, in addition to developing sustainable practices through simple attitudes with the help of knowledge about Proportionality. We use a qualitative methodology guided by action research and case studies. Our results pointed to the possible effects of integrating the teaching of Financial Education with sustainable practices, such as raising awareness about conscious consumption and sustainability, as something that would need to be more present in current school curricula, as it encourages reflections on ways of living in the world. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Educação financeira Proporcionalidade Economia doméstica Environmental education Financial education Proportionality |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | SILVA, Ana Cristina de Oliveira. Vivenciando a economia doméstica por meio da proporcionalidade no Ensino Fundamental. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23189 |
Data de defesa: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
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