Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23204
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetórias da Educação Popular nas periferias: o pensamento social de Frei David e a formação do Pré-Vestibular para Negros e Carentes na Baixada Fluminense (1980-2000)
Título(s) alternativo(s): Trayectorias de la Educación Popular en las periferias: El pensamiento social de Frei David y la formación del Preuniversitario para Negros y Carentes en la Baixada Fluminense (1980-2000)
Autor: Pinheiro, Marcleivson Silva do Nascimento 
Primeiro orientador: Santos, Lincoln de Araújo
Primeiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Segundo membro da banca: Nascimento, Diogo Silva do
Terceiro membro da banca: Albuquerque, Rodney Cezar de
Resumo: Esta dissertação analisa a trajetória e a construção do pensamento social e educacional de Frei David, por meio de seu ativismo e militância política, debatendo aspectos inerentes a sua produção intelectual. Com isso, observamos a maneira como o personagem se forja enquanto liderança política popular, através de sua inserção em movimentos políticos populares entre os anos de 1980 e 2000, focando principalmente na atuação no Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) – coletivo que marcou a história de vida deste sujeito e promoveu maior visibilidade as suas lutas e reflexões. A partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e a utilização de entrevistas como recurso metodológico, a intenção é refletir sobre a importância de intelectuais negros, oriundos da periferia, Silva ss para a leitura de processos políticos e sociais, conectando educação popular, questões raciais, classe, organizações populares e territórios periféricos. Outro elemento desenvolvido em seu pensamento é a questão racial, somado a ascensão de negros e “carentes” à universidade, por intermédio da formação e a experiência dos movimentos sociais na organização do Pré-vestibular para Negros e Carentes (PVNC).
Abstract: Esta disertación analiza la trayectoria y la construcción del pensamiento social y educativo de Frei David a través de su activismo y militancia política, debatiendo aspectos inherentes a su producción intelectual. Con esto, observamos cómo el personaje se forja como un líder político popular, a través de su inserción en movimientos políticos populares entre los años 1980 y 2000, centrándose principalmente en su actuación en el Preuniversitario para Negros y Carentes (PVNC), un colectivo que marcó la historia de vida de este sujeto y dio mayor visibilidad a sus luchas y reflexiones. A partir de una investigación bibliográfica, documental y la utilización de entrevistas como recurso metodológico, la intención es reflexionar sobre la importancia de los intelectuales negros provenientes de la periferia para la lectura de procesos políticos y sociales, conectando educación popular, cuestiones raciales, clase, organizaciones populares y territorios periféricos. Otro elemento desarrollado en su pensamiento es la cuestión racial, junto con el ascenso de negros y “carentes” a la universidad, a través de la formación y la experiencia de los movimientos sociales en la organización del Preuniversitario para Negros y Carentes (PVNC).
Palavras-chave: Pensamento social-educacional
Frei David
Periferias
Educação popular
Pré-vestibulares comunitários
Relações étnico-raciais
Pensamiento social-educativo
Frei David
Periferias
Educación popular
Preuniversitarios comunitarios
Relaciones étnico-raciales
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: PINHEIRO, Marcleivson Silva do Nascimento. Trajetórias da Educação Popular nas periferias: O pensamento social de Frei David e a formação do Pré-Vestibular para Negros e Carentes na Baixada Fluminense (1980-2000). 2024. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23204
Data de defesa: 7-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.