Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23204
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Trajetórias da Educação Popular nas periferias: o pensamento social de Frei David e a formação do Pré-Vestibular para Negros e Carentes na Baixada Fluminense (1980-2000) |
Título(s) alternativo(s): | Trayectorias de la Educación Popular en las periferias: El pensamiento social de Frei David y la formación del Preuniversitario para Negros y Carentes en la Baixada Fluminense (1980-2000) |
Autor: | Pinheiro, Marcleivson Silva do Nascimento ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Lincoln de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Diogo Silva do |
Terceiro membro da banca: | Albuquerque, Rodney Cezar de |
Resumo: | Esta dissertação analisa a trajetória e a construção do pensamento social e educacional de Frei David, por meio de seu ativismo e militância política, debatendo aspectos inerentes a sua produção intelectual. Com isso, observamos a maneira como o personagem se forja enquanto liderança política popular, através de sua inserção em movimentos políticos populares entre os anos de 1980 e 2000, focando principalmente na atuação no Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) – coletivo que marcou a história de vida deste sujeito e promoveu maior visibilidade as suas lutas e reflexões. A partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e a utilização de entrevistas como recurso metodológico, a intenção é refletir sobre a importância de intelectuais negros, oriundos da periferia, Silva ss para a leitura de processos políticos e sociais, conectando educação popular, questões raciais, classe, organizações populares e territórios periféricos. Outro elemento desenvolvido em seu pensamento é a questão racial, somado a ascensão de negros e “carentes” à universidade, por intermédio da formação e a experiência dos movimentos sociais na organização do Pré-vestibular para Negros e Carentes (PVNC). |
Abstract: | Esta disertación analiza la trayectoria y la construcción del pensamiento social y educativo de Frei David a través de su activismo y militancia política, debatiendo aspectos inherentes a su producción intelectual. Con esto, observamos cómo el personaje se forja como un líder político popular, a través de su inserción en movimientos políticos populares entre los años 1980 y 2000, centrándose principalmente en su actuación en el Preuniversitario para Negros y Carentes (PVNC), un colectivo que marcó la historia de vida de este sujeto y dio mayor visibilidad a sus luchas y reflexiones. A partir de una investigación bibliográfica, documental y la utilización de entrevistas como recurso metodológico, la intención es reflexionar sobre la importancia de los intelectuales negros provenientes de la periferia para la lectura de procesos políticos y sociales, conectando educación popular, cuestiones raciales, clase, organizaciones populares y territorios periféricos. Otro elemento desarrollado en su pensamiento es la cuestión racial, junto con el ascenso de negros y “carentes” a la universidad, a través de la formación y la experiencia de los movimientos sociales en la organización del Preuniversitario para Negros y Carentes (PVNC). |
Palavras-chave: | Pensamento social-educacional Frei David Periferias Educação popular Pré-vestibulares comunitários Relações étnico-raciais Pensamiento social-educativo Frei David Periferias Educación popular Preuniversitarios comunitarios Relaciones étnico-raciales |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | PINHEIRO, Marcleivson Silva do Nascimento. Trajetórias da Educação Popular nas periferias: O pensamento social de Frei David e a formação do Pré-Vestibular para Negros e Carentes na Baixada Fluminense (1980-2000). 2024. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23204 |
Data de defesa: | 7-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Marcleivson Silva do Nascimento Pinheiro - 2024 - Completa.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Marcleivson Silva do Nascimento Pinheiro - 2024.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Marcleivson Silva do Nascimento Pinheiro - 2024.pdf | 276,81 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.