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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23210
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | E. M. COSTA E SILVA: se esta escola fosse minha, que nome eu te daria? |
Título(s) alternativo(s): | E. M. COSTA E SILVA: if this school were mine, what name would I give it? |
Autor: | Souza, Francisca Cilda Sales De ![]() |
Primeiro orientador: | Alves, Luciana Pires |
Primeiro membro da banca: | Bonomo, Lorena Lopes Pereira |
Segundo membro da banca: | Pérez, Carmem Lúcia Vidal |
Resumo: | A pesquisa E.M. Costa e Silva: se a escola fosse minha que nome daria?” é desenvolvida na Escola Municipal Presidente Costa e Silva – Rede Municipal de Duque de Caxias - Rio de Janeiro e busca investigar e pensar coletivamente outros possíveis nomes para nossa escola. Defendemos que ato de nomear é um ato político e que as narrativas produzem e enquadram a memória de um determinado lugar. Assim, buscamos compreender o que estudantes e profissionais da educação pensam e quais as suas relações com o fato de uma escola da periferia na Baixada Fluminense ter um nome que homenageia um ditador, como o Presidente Costa e Silva. Vamos investigar se as/os estudantes conhecem ou já ouviram falar da história do Presidente Costa e Silva, e se as/os profissionais da educação sentem, de alguma forma, incômodo de a escola ser nomeada a partir deste campo político. E vamos fomentar, junto ao desejo de memória, a possibilidade de mudança do nome da escola como uma brincadeira. Apresentaremos diferentes possibilidades de homenagem a partir de representantes das outras forças políticas significativas por suas atuações no território de Capivari, bairro no qual a escola está situada. Com a metodologia da narrativa, busco ouvir as histórias que podem ser contadas a contrapelo e através da escuta atenta aos silêncios aqui plantados. Entendemos como Benjamin (1995) que as vozes e as memórias não sofrem um mutismo natural ou banal, as sementes do silêncio são plantas em processos de um esquecimento provocado. A nós, coube perguntar: Quem as plantou? A quem interessa? Que processos de opressão dele se alimentam? Quem ganha mais força ou poder quando revolvemos a terra e encontramos rastros de outras vias narrativas? Quais forças políticas se enfrentaram neste território? Quais pessoas? Quais lutas? Quais enfrentamentos passados e presentes? |
Abstract: | The research “E.M. Costa e Silva: if the school were mine, what would it be called?” is being conducted at the Escola Municipal Presidente Costa e Silva – Rede Municipal de Duque de Caxias - Rio de Janeiro and seeks to investigate and collectively think about other possible names for our school. We argue that the act of naming is a political act and that narratives produce and frame the memory of a given place. Thus, we seek to understand what students and education professionals think and what their relationships are with the fact that a school in the outskirts of Baixada Fluminense has a name that pays homage to a dictator, such as President Costa e Silva. We will investigate whether students know or have heard of the story of President Costa e Silva, and whether education professionals feel, in any way, uncomfortable with the school being named after this political field. And we will encourage, together with the desire for memory, the possibility of changing the school’s name as a joke. We will present different possibilities of tribute from representatives of other significant political forces for their actions in the territory of Capivari, the neighborhood in which the school is located. Using narrative methodology, I seek to hear the stories that can be told against the grain and through attentive listening to the silences planted here. We understand, as Benjamin (1995) did, that voices and memories do not suffer a natural or banal muteness; the seeds of silence are plants in the process of provoked forgetting. It was up to us to ask: Who planted them? Who benefits from them? What processes of oppression feed on them? Who gains more strength or power when we turn the land and find traces of other narrative paths? Which political forces faced each other in this territory? Which people? Which struggles? Which past and present confrontations? |
Palavras-chave: | Escola Memórias Narrativas Brincadeiras Cotidianos School Memories Narratives Games Daily Life |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | SOUZA, Francisca Cilda Sales. E. M. COSTA E SILVA: se esta escola fosse minha, que nome eu te daria? 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23210 |
Data de defesa: | 19-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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