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Tipo do documento: Dissertação
Título: Metodologias participativas inovadoras na cibercultura: experiências na formação continuada de professores
Título(s) alternativo(s): Innovative participatory methodologies in cyberculture: experiences in continuing teacher training
Autor: Silva, Gabrielle Luz Brasil 
Primeiro orientador: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Primeiro coorientador: Amaral, Mirian Maia do
Primeiro membro da banca: Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino
Segundo membro da banca: Maddalena, Tania Lucía
Terceiro membro da banca: Fernandes, Tereza
Resumo: A emergência das tecnologias digitais em rede provoca mudanças radicais nos processos de produção, comunicação, sociabilidade e aprendizagem, entre outros, modificando modos de pensar, ser e agir no mundo. Nesse contexto, surge a necessidade de a escola se reinventar, a partir de práticas que estejam consonantes com os tempos atuais. Sendo assim, o presente estudo, realizado com professores da “Rede de Conhecimento Educacional – RCE”, uma rede privada de educação básica, localizada na zona norte do Estado do Rio de Janeiro, visa compreender como metodologias inov-ativas podem ser otimizadas na formação continuada de professores da educação básica com vistas a uma educação humanizada e libertadora. Na busca por um rigor metodológico outro (Macedo, R., 2020), mais aberto e flexível, bricolamos os princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998;), à abordagem das pesquisas com os cotidianos (Certeau, 2013; Alves, N., 2008), no contexto da cibercultura (Lévy, 1999; Silva, M., 2003; Santos, E., 2019; Santaella, 2013; Lemos, 2020),). Ao longo do processo de investigação atos de currículo, apoiados em dispositivos diversos, fizeram emergir conversas e narrativas que possibilitaram pensar as seguintes noções subsunçoras: (a) Em busca de compreensões curriculares-formacionais no processo de ‘aprenderensinar’ contemporâneos; e (b) Agenciamentos comunicacionais, interativos e colaborativos são fomentos para uma educação humanizada e libertária. Desse modo, ao apostarmos no sensível das relações que permeiam os processos de aprendizagem, concluímos que a apropriação de metodologias participativas quando sustentadas nos princípios da educação online, que levam em conta as dimensões integrativa, formativa e tecnológica, assumem um caráter inovador, potencializando o processo de ‘aprendizagemensino’.
Abstract: The advent of networked digital technologies has triggered profound transformations invarious domains, including production, communication, sociability, and learning, fundamentally altering the ways we think, live, and act in the world. In this rapidly changing context, schools face the imperative to reinvent themselves by adopting practices that resonate with contemporary realities. This study, conducted with teachers from the "Educational Knowledge Network - RCE," a private educational network located in the northern region of Rio de Janeiro, seeks to explore how innovative methodologies can be enhanced in the continuous training of basic education teachers, with the goal of fostering a more humanized and liberating education. Adopting a more open and flexible methodological rigor (Macedo, 2020), we draw on the principles of multireferentiality (Ardoino, 1998) and research on everyday practices (Certeau, 2013; Alves, 2008), all within the framework of cyberculture (Lévy, 1999; Silva, 2003; Santos, 2019; Santaella, 2013; Lemos, 2020).Throughout the research process, curriculum acts, supported by various digital and non-digital devices, fostered discussions and narratives that encouraged reflection on two key themes: (a) the search for curricular-formative insights in the process of "learning to teach," and (b) the role of communication, interactive, and collaborative actions in enhancing learning. By focusing on the sensitive and relational aspects that permeate learning processes, we conclude the appropriation of participatory methodologies, when grounded in intercommunicative and multidimensionalapproaches that integrate pedagogical, technological, and formative dimensions, acquire an innovative character. These methodologies not only enrich the learning experience but also contribute to a more humanized and liberating educational environment.
Palavras-chave: Formação continuada de professores
Cibercultura
Metodologias participativas inovadoras
Perspectivas intercomunicativas e multidimensionais
Continuous teacher training
Cyberculture
Innovative participatory methodologies
Intercommunicative and multidimensional approaches.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SILVA, Gabrielle Luz Brasil. Metodologias participativas inovadoras na cibercultura: experiências na formação continuada de professores. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23211
Data de defesa: 28-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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