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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23213
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de biologia em cursos pré-vestibulares comunitários: saberes docentes, temáticas e materiais didáticos em Niterói e São Gonçalo |
Título(s) alternativo(s): | Biology education in pre-university courses: teacher’s knowledge, themes, and didactic materials in Niterói and São Gonçalo |
Autor: | Messina, Luana Servo Benevides ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Maria Cristina Ferreira dos |
Primeiro membro da banca: | Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa |
Segundo membro da banca: | Güllich, Roque Ismael da Costa |
Resumo: | Os cursos pré-vestibulares comunitários, sociais e populares ampliam as oportunidades na vida de pessoas em diversas situações sociais pelo ingresso no nível superior. O tema do estudo é o ensino de Biologia em cursos pré-vestibulares e o objetivo foi investigar temáticas e materiais didáticos abordados no ensino de Biologia em cursos pré-vestibulares comunitários no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa teve abordagem qualitativa. Para o estado do conhecimento foi realizado o levantamento com as palavras-chave “biologia” e “pré-vestibular” e “biologia” e “educação popular” no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, “biologia” e “pré-vestibular” nas Atas do ENEBIO e ENPEC. Para a obtenção de dados sobre temas e materiais didáticos, foram realizadas entrevistas com cinco docentes de quatro cursos pré-vestibulares comunitários e materiais por eles indicados. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. O levantamento de produções acadêmicas entre os anos de 2012 e 2023 resultou na seleção de 12 trabalhos. A análise desses trabalhos indicou que no ensino de Biologia em cursos pré-vestibulares comunitários, sociais e/ou populares os professores buscaram utilizar materiais didáticos diversos, como: apostilas, livros didáticos, mapas, gráficos, vídeos, documentários, slides em powerpoint, coleções, modelos e experimentos em laboratórios de ciências. As temáticas estavam relacionadas às exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos últimos anos e ao cotidiano dos alunos. A análise dos depoimentos docentes sobre temáticas e materiais didáticos indicou que as temáticas mais abordadas estão relacionadas aos eixos Moléculas, células e tecidos, Identidade dos seres vivos, Ecologia e ciências ambientais e Origem e evolução da vida, aproximando-se dos resultados de outros autores, assim como estavam relacionadas a temáticas mais utilizadas no ENEM. Diversos materiais foram citados pelos professores, sendo diapositivos (slides) e quadro branco os mais utilizados. A análise dos materiais didáticos apontou muitas imagens coloridas e pouco texto como marca de didatização. Os professores utilizavam elementos do cotidiano dos alunos em séries, filmes, desenhos animados, tirinhas e memes, com o intuito de facilitar na compreensão dos temas. Os professores entrevistados indicaram utilizar a Matriz de Referência do ENEM, questões de exames anteriores e de livros didáticos do Ensino Médio na organização e planejamento das aulas. Espera-se que essa pesquisa contribua na ampliação dos estudos sobre saberes, temáticas e recursos didáticos em cursos pré-vestibulares comunitários, na busca por diferentes estratégias para contextualizar as temáticas e tornar o ensino de Biologia mais atrativo para os alunos. Em pesquisas futuras, pretende-se ampliar o número de professores, materiais didáticos e municípios onde os cursos estão localizados, investigando mudanças com o “novo” ENEM no ensino de Biologia nesses cursos. |
Abstract: | The community, social and popular pre-university courses expand the life opportunities of people in different social situations by entering higher education. The subject of the study is the teaching of Biology pre-university courses, and the objective was to investigate themes and didactic materials covered in the teaching of Biology in community pre-university courses in the state of Rio de Janeiro. The research had a qualitative approach. For the state of knowledge, a survey was carried out using the keywords “biology and “pre-university exam” and “biology” and “popular education” in the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and “biology” and “pre-university exam” in the Minutes of ENEBIO and ENPEC. To obtain data of themes and didactic materials, interviews were carried out with five teachers from four community pre-university courses and the materials they indicated. The data were analyzed using Content Analysis. The survey of academic productions between the years 2012 and 2023 resulted in the selection of twelve works. The analysis of these publications indicated that when teaching Biology in community, social and/or popular pre-university courses teachers sought to use different didactic materials, such as: handouts, textbooks, maps, graphics, videos, documentaries, PowerPoint slides, collections, models, and experiments in science labs. The themes were related to those required in the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) in recent years and to the students' daily lives. The analysis of the statements and themes and teaching materials indicated that the most discussed themes are related to the axes Molecules, cells and tissues, Identity of living beings, Ecology and environmental sciences and Origin and evolution of life, approaching the results of other authors, as well as being related to themes most used in ENEM. Teachers mentioned varied materials, with slides and whiteboards being the most used. The analysis of the teaching materials showed many colorful images and little text as a mark of teaching. Teachers used elements from students' daily lives in series, movies, cartoons, comic strips, and memes, in order to facilitate understanding of the themes. The teachers interviewed indicated that they used the ENEM Reference Matrix, questions from previous exams and high school textbooks in organizing and planning classes. It is expected that this research will contribute to the expansion of studies on knowledge, themes, and teaching resources in community pre-university courses, in the search for different strategies to contextualize the themes and make Biology teaching more attractive for students. In future research, we intend to expand the number of teachers, teaching materials and municipalities where the courses are located, investigating changes with the “new” ENEM in the teaching of Biology in these courses. |
Palavras-chave: | Concepções docentes Desafios ENEM Ensino médio Juventude Teachers’ conceptions Challenges ENEM High school Youth |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | MESSINA, Luana Servo Benevides. Ensino de biologia em cursos pré-vestibulares comunitários: saberes docentes, temáticas e materiais didáticos em Niterói e São Gonçalo. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23213 |
Data de defesa: | 31-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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