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Tipo do documento: Tese
Título: O trabalho em equipe na graduação em saúde: um olhar sobre o espaço de todos e de cada um
Título(s) alternativo(s): Teamwork in undergraduate health studies: a look at the space of each and every one
Autor: Pereira, Luciana Alves 
Primeiro orientador: Aguiar, Adriana Cavalcanti
Primeiro membro da banca: Mattos, Ruben Araujo de
Segundo membro da banca: Motta, Luciana Branco da
Terceiro membro da banca: Ferla, Alcindo Antonio
Quarto membro da banca: Gomes, Maria Paula Cerqueira
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o trabalho em equipe multiprofissional no ensino de graduação na saúde. Referencia-se nas discussões ocorridas nos campos da educação e da saúde nas três últimas décadas do século XX e no século XXI e no necessário diálogo para a integração entre os mundos do trabalho e da formação em saúde. Parte da premissa de que a integralidade, como eixo norteador das práticas de atos de cuidado em saúde e da mudança na formação, só se tornará real e efetiva por meio do trabalho em equipe multiprofissional, numa perspectiva transdisciplinar. O objetivo principal foi analisar a produção do trabalho em equipe multiprofissional em atividades curriculares de cursos de graduação na saúde. O percurso metodológico foi realizado em dois momentos. No primeiro, mapeamos experiências reconhecidas como multiprofissionais curriculares e desenvolvidas em cursos de graduação na saúde em várias regiões do Brasil, a partir dos trabalhos apresentados em quatro edições dos congressos da Rede Unida (2001, 2003, 2005 e 2006). Ao final, doze experiências foram identificadas. Desse quantitativo, no segundo momento, uma delas foi selecionada como estudo de caso, para o aprofundamento qualitativo do tema. A coleta de dados compreendeu uma triangulação de métodos, com uso de entrevistas, observação participante e análise documental. A análise foi feita a partir do processo de análise das práticas discursivas, nos eixos: ‘formação no mundo do trabalho’ e ‘integração curricular’. O estudo de caso trata-se de um programa de integração ensino-serviço-comunidade, desenvolvido por dois cursos da saúde de uma instituição de ensino privada da região Centro-oeste do país. Como resultados, constatamos que a proposição de um currículo integrado para cursos de graduação na saúde garante muitos avanços, em especial pela intensa relação entre teoria e prática. No caso estudado, foi possível observar que a formação no mundo do trabalho induz vários modos de integração curricular, sendo potencialmente geradora de um privilegiado cenário para vivência e prática do trabalho em equipe multiprofissional. Contudo, esse cenário ainda não foi apropriado pelos atores da educação e da saúde de maneira a provocar/intensificar as cenas que proporcionem o ato de cuidar como um fazer coletivo. Esse é um caminho entremeado de avanços, dificuldades, fragilidades e potencialidades. Muitos desafios foram identificados, além dos que estão por vir. Parte de um processo em permanente construção e movimento.
Abstract: This work has as its object of study the multidisciplinary teamwork in undergraduate teaching in health. It references the discussions in the fields of education and health in the last three decades of the 20th century and in the 21st century and in the necessary dialogue for the integration between the worlds of work and undergraduate health. It is based on the premise that integrality, as a guiding axis for health care practices and changes in graduation, will only become real and effective through multidisciplinary teamwork, from a transdisciplinary perspective. The main objective was to analyze the production of multidisciplinary teamwork in curricular activities of undergraduate health courses. The methodological approach was carried out in two stages. In the first, we mapped experiences recognized as multidisciplinary curricular and developed in undergraduate health courses in various regions of Brazil, based on the works presented in four editions of the Rede Unida congresses (2001, 2003, 2005 and 2006). In the end, twelve experiences were identified. Of this quantity, in the second stage, one of them was selected as a case study, for the qualitative deepening of the theme. Data collection comprised a triangulation of methods, using interviews, participant observation and documentary analysis. The analysis was carried out based on the process of analyzing discursive practices, in the following axes: ‘training in the world of work’ and ‘curricular integration’. The case study is about a teaching-service-community integration program, developed by two health courses at a private educational institution in the Central-West region of the country. As a result, we found that the proposal of an integrated curriculum for undergraduate health courses guarantees many advances, especially due to the intense relationship between theory and practice. In the case studied, it was possible to observe that training in the world of work induces various modes of curricular integration, potentially generating a privileged scenario for the experience and practice of multidisciplinary teamwork. However, this scenario has not yet been appropriated by education and health stakeholders in a way that would provoke and intensify the scenes that provide the act of caring as a collective action. This is a path interspersed with advances, difficulties, weaknesses and potentiality. Many challenges have been identified, in addition to those that are yet to come. Part of a process that is constantly being built and moving.
Palavras-chave: Equipe de Assistência ao Paciente
Instituições Acadêmicas
Capacitação Profissional
Práticas Interdisciplinares
Integralidade em Saúde
Assistência Integral à Saúde
Trabalho em Equipe
Integração Ensino, Serviços e Comunidade
Multiprofissional
Educação de Profissionais de Saúde
Mudança na Graduação na Saúde
Teamwork
Education of Health Professionals
Multiprofessional
Integration of Teaching, Services and Community
Change in Health Graduation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: PEREIRA, Luciana Alves. O trabalho em equipe na graduação em saúde: um olhar sobre o espaço de todos e de cada um. 2010. 134 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23224
Data de defesa: 30-Abr-2010
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva



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