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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23226
Tipo do documento: Dissertação
Título: O cinema como pedagogia de criação: a experiência do projeto Olho Vivo no campo da educação não formal
Título(s) alternativo(s): Cinema as a pedagogy of creation : the experience of the Olho Vivo project in the field of non formal education.
Autor: Almeida, Leandro Baptista de 
Primeiro orientador: Gonzalez, Wania Regina Coutinho
Primeiro coorientador: Leroux, Liliane
Primeiro membro da banca: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Segundo membro da banca: Carrano, Paulo Cesar Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa busca analisar através da experiência do Projeto Olho Vivo com a produção dos filmes “Preto, Favelado. Escravo, Fujão.” e “Mobilidade e Resistência: São Gonçalo também quer pedalar" a potência de uso da linguagem cinematográfica enquanto prática de educação emancipatória e estímulo à participação sociopolítica. Simultaneamente, ao realizar essa análise, se constitui uma investigação do caráter pedagógico da proposição formativa em cinema e audiovisual desenvolvida pelo projeto junto aos sujeitos (as) envolvidos (as). O percurso metodológico tem abordagem qualitativa, foi realizado entre o s anos de 2022 e 2024, e utiliza a metodologia de análise documental de registros audiovisuais, de filmes produzidos no contexto das oficinas do projeto e de entrevistas realizadas com os diretores destes filmes, sendo eles também estudantes do projeto. O conceito de educação emancipatória nas perspectivas de Paulo Freire e Maria da Glória Gohn auxilia nas discussões sobre os desdobramentos de uma pedagogia centrada na criação a partir das experiências de formação do projeto Olho Vivo através do cinema e do audiovisual. Quanto a essa abordagem do campo de estudos sobre cinema e educação, a pesquisa considera as colaborações de Alain Bergala e Adriana Fresquet, sobretudo o conceito de pedagogia da criação, como transversal. Desta forma, a pesquisa evidencia a importância do fazer cinema nos processos de ensino aprendizagem, refletindo sobre o ato de criar enquanto proposição pedagógica que se imbrica aos conceitos de educação emancipatória, participação sociopolítica, educação não formal, e as concepções de visualidades e contravisualidades trabalhadas por Nicholas Mirzoeff. Enquanto descobertas nesta pesquisa, foi constatada uma metodologia singular exercitada pelo projeto Olho Vivo em que se materializa a conjugação entre técnica e política na pedagogia utilizada através do cinema e do audiovisual, se destacou a proposição de um ato pedagógico centrado no fazer que configura um processo de produção de contranarrativas em perspectiva de mudança da cultura do olhar dos sujeitos envolvidos; e por fim, a pesquisa evidencia a relação entre o campo da educação não formal com o campo da educação formal através de uma interpenetração entre o projeto Olho Vivo e as escolas parceiras com as quais foram desenvolvidas ações formativas.
Abstract: This research intends to analyze through the experience of the Olho Vivo Project with the production of the films “Preto, Favelado. Escravo, Fujão. Fujão.” and “Mobilidade e Resistência: São Gonçalo também quer pedalar.” the potential of using cinematic language as a practice of emancipatory education and a stimulus for socio political participation.Simultaneously, this analysis constitutes an investigatio n of the pedagogical character of the formative proposition in cinema and audiovisual developed by the project, alongside the subjects involved. The qualitative methodological framework, conducted between 2022 and 2024, uses the methodology of documentary analysis of audiovisual records, films produced within the context of the project's workshops, as well as interviews conducted with the directors of these films, who are also students in the project. The concept of emancipatory education in the perspective s of Paulo Freire and Maria da Glória Gonh enhances the discussions on the implications of a pedagogy centered around creation, stemming from the formative experiences of the Olho Vivo Project through cinema and audiovisual. In terms of this approach to th e field of cinema and education studies, the research considers the contributions of Alain Bergala and Adriana Fresquet, particularly the concept of the pedagogy of creation, as transversal. Hence, the research highlights the importance of filmmaking in te aching and learning processes, reflecting upon the act of creation as a pedagogical proposition intertwined with concepts of emancipatory education, socio political participation, non formal education, and the concepts of visualities and counter visualitie s explored by Nicollas Mirzoeff. As discoveries in this research, a unique methodology practiced by the Olho Vivo Project was identified, where the combination of technique and politics materializes in the pedagogy employed through cinema and audiovisual. It emphasized the proposal of a pedagogical act centered on doing, which configures a process of producing counter narratives aimed at changing the cultural perspective of the involved subjects. Ultimately, the research reveals the relationship between the field of non formal education and formal education through an interpenetration between the Olho Vivo Project and the partner schools with which training actions were developed.
Palavras-chave: Educação Emancipatória
Cinema e Educação
Pedagogia da Criação
Emancipatory Education
Cinema and Education
Creation Pedagogy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ALMEIDA, Leandro Baptista de. O cinema como pedagogia de criação : a experiência do projeto Olho Vivo no campo da educação não formal. 2024. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23226
Data de defesa: 8-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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