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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23232
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de ciências e biologia e as relações étnico-raciais: uma análise da perspectiva de licenciandos e docentes |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of Science and Biology and race and ethnic relations: an analysis from the perspective of graduation students and teachers |
Autor: | Belo, Bianca da Cruz Lima Gonçalves ![]() |
Primeiro orientador: | Góes, Andréa Carla de Souza |
Primeiro membro da banca: | Nacimento, Tatiana Galieta |
Segundo membro da banca: | Diório, Ana Paula Inácio |
Resumo: | A partir do sancionamento da Lei 10.639/03, o ensino da História e cultura afrobrasileira tornou-se obrigatório na educação básica brasileira. No entanto, os docentes e os cursos de formação de professores ainda encontram dificuldades para contemplarem em seus currículos a educação para as relações étnico-raciais. É neste contexto que se enquadra a presente pesquisa, cujo objetivo é investigar as concepções dos docentes e de licenciandos em Ciências Biológicas quanto à abordagem da educação para as relações étnico raciais no ensino de Ciências e Biologia. Para tal, foram construídos dois questionários, sendo cada um deles destinado aos respectivos grupos de pesquisa. Ao total, foram obtidas 28 respostas de licenciandos e 31 de docentes do estado do Rio de Janeiro. As respostas abertas foram analisadas pela metodologia de análise de conteúdo. A partir dos dados levantados, observou-se que as unidades de contexto emergidas dos grupos participantes foram semelhantes, possivelmente devido ao fato de os grupos serem constituídos, majoritariamente, por licenciandos concluintes e docentes iniciantes. Constatou-se que o racismo é pouco abordado no âmbito escolar, o que pode se relacionar ao fato de os licenciandos em Ciências Biológicas não serem formados para abordar as discussões étnico-raciais, conforme apontado por eles. No que concerne aos docentes, eles destacam que as escolas nas quais atuam não abordam a temática e que, quando é abordada, geralmente, ocorre em disciplinas da área de Humanas. Além disso, mais licenciandos do que docentes definem o termo racismo associando-o a aspectos socioculturais, enquanto os professores o associam a aspectos biológicos. Ademais, a maioria dos graduandos apontou que os materiais didáticos utilizados pelos seus professores não representam a diversidade étnica do país. Outrossim, ambos os grupos ressaltaram que o estímulo a leituras que elucidam a história negra e indígena na escola, assim como a promoção de aulas que deem voz às minorias estigmatizadas, podem contribuir para uma educação antirracista. Por fim, os dois grupos afirmam a necessidade da contextualização dos conteúdos com o cotidiano, dando aos alunos mais autonomia intelectual. Os participantes afirmam que os conteúdos da Genética, como variabilidade genética e seleção natural, assim como a abordagem da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais, podem contribuir para a desconstrução do racismo. |
Abstract: | The Brazilian Law 10,639, from 2003, mandates that African history be taught in basic education. However, teachers and teacher training programs still find it challenging to include education for the study of race and ethnic relations in their curricula. The purpose of this study is to look into how biological science instructors and undergraduate students perceive how racism is approached in science and biology classes. To this end, two surveys were prepared, one for each of the research groups, and published online. In total, 28 responses were obtained from undergraduates and 31 from teachers. The open-response questions were analyzed using the content analysis methodology. The data gathered revealed similarities between the emergent context units from the participant groups, possibly due to the fact that the groups were mostly composed of graduating undergraduates and beginner teachers. It was found that racism is barely addressed, which may be related to the fact that undergraduates in biological sciences are not trained to address race and ethnic discussions, as pointed out by them. The teachers emphasized that the topic is not covered in the schools where they work and that when it is, it usually comes up in humanities-related subjects. Additionally, when considering the definition of racism, undergraduates are more likely than teachers to link it to sociocultural elements, whereas instructors link it to biological elements like skin tone. Furthermore, the majority of undergraduates indicated that the educational materials used, both in undergraduate studies and in basic education, do not represent the plurality of the country. Thus, both groups underlined how anti-racist education may be enhanced by supporting classes that provide voice to marginalized minorities and by encouraging readings that clarify Black and Indigenous history in the classroom. Finally, both groups pointed out the need to contextualize content with everyday life, giving students more intellectual autonomy. The participants asserted that content in Genetics, such as genetic variability and natural selection, as well as the approach to the history and culture of different ethnic-racial groups, can contribute to the deconstruction of racism and the formation of agents who transform the environment in which they live. |
Palavras-chave: | Educação antirracista Formação de professores de ciências e biologia CTS Anti-racist education Teacher training in Science and Biology STS |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | BELO, Bianca da Cruz Lima Gonçalves. O ensino de ciências e biologia e as relações étnico-raciais: uma análise da perspectiva de licenciandos e docentes. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23232 |
Data de defesa: | 24-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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