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Tipo do documento: Dissertação
Título: O autofeedback gravado e desenvolvimento de competências para a prática ambulatorial: análise com base na percepção de residentes de Medicina de Família e Comunidade
Título(s) alternativo(s): Recorded self-feedback and competency development geared toward outpatient practice: an analysis based on the perception of family and community medicine residents
Autor: Figueroa, García Alejandro Vergara 
Primeiro orientador: Anderson, Maria Inez Padula
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Ricardo Donato
Segundo membro da banca: Miranda, Veronica Alcoforado de
Resumo: Este trabalho descreve e analisa uma metodologia de feedback – o Autofeedback Gravado – no contexto da preceptoria de consultas médicas, a partir da sua aplicação em residentes de Medicina de Família e Comunidade (MFC). O estudo teve como público-alvo residentes de um Programa de Residência em MFC (PRMFC) da cidade do Rio de Janeiro. Consistiu na aplicação do Autofeedback Gravado (AFG) em uma amostra de residentes com posterior entrevista, que explorou as percepções dos residentes sobre os aspectos positivos e mais frágeis do método, visando seu posterior aperfeiçoamento. Baseado nos parâmetros de uma adequada avaliação formativa, e segundo as respostas às entrevistas e à análise das mesmas, pode-se depreender que o AGF constitui um método adequado de supervisão de consultas, de forma não presencial, no campo da Medicina de Família e Comunidade. O presente estudo sugere que o AFG, com base nos princípios das metodologias ativas, e no contexto da aprendizagem centrada no aluno, pode tornar o aprendiz capaz de desenvolver seu maior potencial, que é atender bem às necessidades de saúde das pessoas. O estudo evidenciou que a autoescuta é capaz de ajudar a corrigir a narrativa e a organização do caso clínico, contribuindo para otimizar o atendimento da pessoa, assim como a compreensão do caso pelo médico-residente e preceptor. Além disso, propicia o desenvolvimento da auto-observação, autorreflexão, autocrítica e autoconhecimento sobre conhecimentos, habilidades e atitudes utilizados, e/ou a serem aperfeiçoados, no âmbito das consultas da especialidade, contribuindo para o desenvolvimento global do aprendiz. Estima-se que esta ferramenta possa ser útil no desenvolvimento profissional dos residentes de Medicina de Família e Comunidade (MFC) em unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF)/Atenção Primária à Saúde (APS).
Abstract: This study describes and analyses a feedback methodology - the Recorded Autofeedback - in the context of the preceptorship of medical consultations, from its application in Family and Community Medicine residents. The study will target the residents of a residency program in Family and Community Medicine (RPFCM) in the city of Rio de Janeiro. It consisted of the application of the Recorded Auto-Feedback to a sample of residents with a later interview, which had explored the residents' perceptions about the positive and most fragile aspects of the method, aiming at its further improvement. The method aims, based on the resident's listening to his own report about the case, to promote the development of self-observation, self-reflection, self-criticism and self-knowledge about the skills and limitations to be overcome in the context of consultation and the person-centred approach, contributing to the overall development of the apprentice. The present work showed that the feedback built within active and participatory methodologies, in the context of student-centered learning, can make the learner capable of developing their greatest potential, which is to serve the person's needs well. Research show that listening has the power to correct the narrative of the clinical case and to organize that clinical case in a way that optimizes the care of the person and the understanding of the case by the resident and preceptor. It is estimated that this tool can be useful in the professional development of residents of Family and Community Medicine (FCM) in units of the Family Health Strategy (FHS) / Primary Health Care (PHC).
Palavras-chave: Feedback formativo
Preceptoria
Internato e residência
Medicina de Família e Comunidade
Avaliação educacional
Formative feedback
Preceptorship
Internship and residency
Family practice
Educational measurement
Educação médica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFSAÚDE)
Citação: FIGUEROA, García Alejandro Vergara. O autofeedback gravado e desenvolvimento de competências para a prática ambulatorial: análise com base na percepção de residentes de Medicina de Família e Comunidade. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23240
Data de defesa: 8-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Saúde da Família (PROFSAÚDE)



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