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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23253
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A banalização da vida nos trilhos da Supervia do Rio de Janeiro: transporte ferroviário e mobilidade urbana das classes subalternas no contexto neoliberal |
Título(s) alternativo(s): | The trivialization of life on the tracks of Rio de Janeiro's Superhighway: railway transport and urban mobility of the subaltern classes in the neoliberal context |
Autor: | Nazareth, Elias Barbosa de ![]() |
Primeiro orientador: | Freire, Silene de Moraes |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Fabrício Leal de |
Segundo membro da banca: | Sierra, Vania Morales |
Terceiro membro da banca: | Brandt, Daniele Batista |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo abordar a histórica relação das classes subalternas com os trens metropolitanos da cidade Rio de Janeiro, entendendo que a mobilidade urbana e os meios de transportes inseridos no espaço urbano reproduzem a lógica e as particularidades de uma sociedade que ainda guarda o ranço de um sistema escravocrata, fundada sob a égide de um capitalismo tardio e dependente. Assim, as pesquisas demonstram não só a importância dos trens no deslocamento diário das classes subalternas em seus diversos usos, mas também o descaso a qual são submetidos esses usuários, por meio de serviços precários propenso aos acidentes, a superlotação em deslocamentos pendulares entre casa-trabalho-casa, em viagens extenuantes oriundas das franjas da cidade e das áreas periféricas da região metropolitana. Neste particular demonstramos que o trem contribuiu tanto no processo de ocupação quanto no processo migratório do campo para cidade, na formação dos subúrbios ao longo da linha férrea e do processo de favelização. A relação das classes subalternas com os trens metropolitanos é também conflituosa, na medida que se perpetua o desrespeito, entendendo que primeiro ocorre a desumanização dos usuários, formandos em sua grande maioria por pretos e pardos, a até a banalização da vida e a naturalização da barbárie. Quanto a metodologia optamos pela pesquisa do tipo exploratória, se valendo das técnicas de coleta de dados a partir da Pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, como: livros, teses, artigos científicos, entre outros; e pela Pesquisa documental com base em arquivos públicos, leis, normas, revistas, e principalmente, em jornais impressos e digitais, dada a sua capacidade de atualização dos registros diários e farto material disponível. |
Abstract: | The present work aims to address the historical relationship between the subordinate classes and the metropolitan trains in the city of Rio de Janeiro, understanding that urban mobility and means of transport inserted in urban space reproduce the logic and particularities of a society that still maintains the rancidity of a slave system, founded under the aegis of a late and dependent capitalism.Thus, the research demonstrates not only the importance of trains in the daily commute of the lower classes in their various uses, but also the neglect to which these users are subjected, through precarious services prone to accidents, overcrowding in commuting between houses, work-home, on strenuous trips from the fringes of the city and the peripheral areas of the metropolitan region. In this particular case, we demonstrate that the train contributed to both the occupation process and the migration process from the countryside to the city, the formation of suburbs along the railway line and the slumization process. The relationship between the subaltern classes and the metropolitan trains is also conflicting, as disrespect is perpetuated, understanding that first the dehumanization of users occurs, the vast majority of whom are black and brown, and even the trivialization of life and the naturalization of barbarism. As for the methodology, we opted for exploratory research, using data collection techniques based on bibliographical research developed based on material already prepared, such as: books, theses, scientific articles, among others; and through documentary research based on public archives, laws, standards, magazines, and mainly, printed and digital newspapers, given their ability to update daily records and the abundant material available. |
Palavras-chave: | Trens metropolitanos Subúrbios Trabalho informal Direitos humanos Supervia Metropolitan trains Suburbs Informal work Human rights |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | NAZARETH, Elias Barbosa de. A banalização da vida nos trilhos da Supervia do Rio de Janeiro: transporte ferroviário e mobilidade urbana das classes subalternas no contexto neoliberal. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23253 |
Data de defesa: | 21-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
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