Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23254
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sujeitos, saberes e sistema: uma análise discursiva da escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Subjects, knowledge and system: a discursive analysis of the elementary schooling proccess
Autor: Machado, Luana Rodrigues 
Primeiro orientador: Dias, Juciele Pereira
Primeiro membro da banca: Esteves, Phellipe Marcel da Silva
Segundo membro da banca: Guimarães, Silvia Adélia Henrique
Resumo: Esta pesquisa é constituída a partir do nosso lugar de prática: a sala de aula, especificamente uma sala de aula de 1º ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública periférica e é da posição sujeito professora e pesquisadora que toma forma a seguinte questão de pesquisa: como a sistematização do processo de escolarização (“pré-escola” e “escola”) afeta a constituição dos sujeitos e dos saberes em uma formação social capitalista na contemporaneidade? Desse modo, filiado à Análise de Discurso (Pêcheux, 1975; Orlandi, 1987, 1999), por gestos de leitura de documentos oficiais da educação básica, o presente trabalho tem por objetivo analisar como o processo de constituição do sujeito aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é significado na textualidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mobilizamos as noções de “leitura” e de “arquivo” e voltamo-nos para uma compreensão do arquivo da BNCC e dos processos de produção de sentidos sobre a “transição” entre a etapa da Educação Infantil (pré-escola) para a etapa do Ensino Fundamental (escola). Para isso, delimitamos o corpus em dois movimentos: o corpus de análise, referindo-nos ao corpus constituído por recortes dos materiais que efetivamente fazem parte da análise, principalmente da BNCC; e o corpus constitutivo, referente àqueles materiais que fazem parte do arquivo de pesquisa, mas não necessariamente serão analisados, no entanto, significam e determinam sentidos.
Abstract: This research is constituted based on our practice place: the classroom, more specifically a first grade of a primary school classroom in a public school located on the outskirts of the city. Therefore, it is from this practice place and from a teacher’s subject-position that the research question takes shape, such as: how does schooling systematization affect the subjects and “knowledges” significance about a modern capitalist social formation? Thus, affiliated to the Discourse Analysis (Pêcheux, 1975; Orlandi, 1987, 1999), this present dissertation has as objective to analyze - in the policy documents on education - how the constitution of the student-subject in the first grades of primary school is significant and inserted on the “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC) textuality. This way we mobilize “reading” and “archive” concepts and we return to an understanding of BNCC archive and of the transition between preschool and primary school. For this, we make up the corpus delimiting it in two movements: the first one called corpus analysis composed by clippings of BNCC text, considering it as the main material to be analyzed; and the second one called corpus constitutive composed by clippings of other policy documents of education that means and determine but it is not a material analysis properly said.
Palavras-chave: Análise de discurso
Escolarização
BNCC
Sujeito aluno
Sistema
Discourse analysis
Schooling process
BNCC
Student-subject
System
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MACHADO, Luana Rodrigues. Sujeitos, saberes e sistema: uma análise discursiva da escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23254
Data de defesa: 2-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.