Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23265
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pela janela de um trem suburbano: paisagens autobiográficas em educação ambiental e currículo |
Título(s) alternativo(s): | Through the window of a suburban train: autobiographical landscapes in Environmental Education and Curriculum |
Autor: | Dias, Thuiane Souza Rodrigues ![]() |
Primeiro orientador: | Lemos, Guilherme Rezende |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Talita Vidal |
Segundo membro da banca: | Silva, Tássio Borges da |
Resumo: | Essa pesquisa, a partir de narrativas autobiográficas produzidas ao longo de algumas de minhas viagens de trem entre as estações Santa Cruz e Central do Brasil, busca estabelecer um diálogo entre a educação ambiental e o currículo, sugerindo a desigualdade estrutural como fator limitante nesses dois campos. O presente trabalho propõe questões acerca das diferenças socioambientais entre as regiões da Cidade do Rio de Janeiro, apontando a relação entre as ferrovias e o conceito de subúrbio carioca, e criando uma comparação entre o subúrbio descrito nas obras de Lima Barreto e sua representação atual. É utilizado como embasamento teórico para a escrita autobiográfica o método currere e a autoetnografia, e propõe um caminho entre essas duas metodologias em defesa de uma educação ambiental comunitária e um currículo que produz sentidos. |
Abstract: | This research, based on autobiographical narratives produced during some of my train journeys between Santa Cruz and Central do Brazil stations, seeks to establish a dialog between environmental education and the curriculum, suggesting that structural inequality is a limiting factor in these two fields. This work raises questions about the socio-environmental disparities between the regions of the city of Rio de Janeiro, highlighting the relationship between the railroads and the concept of the suburbia in Rio de Janeiro, and drawing a comparison between the suburb described in Lima Barreto’s works and its current representation. The theoretical basis for the autobiographical writing is the method of currere and autoethnography, and proposes a path between these two methodologies to support community environmental education and a curriculum that creates meaning. |
Palavras-chave: | Structural Inequality Environmental Education Autobiography Curriculum Desigualdade estrutural Educação ambiental Autobiografia Currículo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | DIAS, Thuiane Souza Rodrigues. Pela janela de um trem suburbano: paisagens autobiográficas em educação ambiental e currículo. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23265 |
Data de defesa: | 16-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Thuiane Souza Rodrigues Dias - 2024 - Completa.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Thuiane Souza Rodrigues Dias - 2024.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Thuiane Souza Rodrigues Dias - 2024.pdf | 190,22 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.