Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23265
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pela janela de um trem suburbano: paisagens autobiográficas em educação ambiental e currículo
Título(s) alternativo(s): Through the window of a suburban train: autobiographical landscapes in Environmental Education and Curriculum
Autor: Dias, Thuiane Souza Rodrigues 
Primeiro orientador: Lemos, Guilherme Rezende
Primeiro membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Segundo membro da banca: Silva, Tássio Borges da
Resumo: Essa pesquisa, a partir de narrativas autobiográficas produzidas ao longo de algumas de minhas viagens de trem entre as estações Santa Cruz e Central do Brasil, busca estabelecer um diálogo entre a educação ambiental e o currículo, sugerindo a desigualdade estrutural como fator limitante nesses dois campos. O presente trabalho propõe questões acerca das diferenças socioambientais entre as regiões da Cidade do Rio de Janeiro, apontando a relação entre as ferrovias e o conceito de subúrbio carioca, e criando uma comparação entre o subúrbio descrito nas obras de Lima Barreto e sua representação atual. É utilizado como embasamento teórico para a escrita autobiográfica o método currere e a autoetnografia, e propõe um caminho entre essas duas metodologias em defesa de uma educação ambiental comunitária e um currículo que produz sentidos.
Abstract: This research, based on autobiographical narratives produced during some of my train journeys between Santa Cruz and Central do Brazil stations, seeks to establish a dialog between environmental education and the curriculum, suggesting that structural inequality is a limiting factor in these two fields. This work raises questions about the socio-environmental disparities between the regions of the city of Rio de Janeiro, highlighting the relationship between the railroads and the concept of the suburbia in Rio de Janeiro, and drawing a comparison between the suburb described in Lima Barreto’s works and its current representation. The theoretical basis for the autobiographical writing is the method of currere and autoethnography, and proposes a path between these two methodologies to support community environmental education and a curriculum that creates meaning.
Palavras-chave: Structural Inequality
Environmental Education
Autobiography
Curriculum
Desigualdade estrutural
Educação ambiental
Autobiografia
Currículo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: DIAS, Thuiane Souza Rodrigues. Pela janela de um trem suburbano: paisagens autobiográficas em educação ambiental e currículo. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23265
Data de defesa: 16-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.