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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23267
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Interação na aula de línguas adicionais através do uso de tecnologias digitais |
Título(s) alternativo(s): | Interaction in the additional language classroom through the use of digital technologies |
Autor: | Scheuenstuhl, Maria Elisa de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Stanke, Roberta Cristina Sol Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Valente, Marcela Iochem |
Segundo membro da banca: | Rabello, Cíntia Regina Lacerda |
Resumo: | Segundo Vygotsky (2007 [1978]), a aprendizagem é fruto da interação do indivíduo com o meio e com outros indivíduos, acontecendo primeiramente no âmbito social para depois passar ao âmbito individual. Funk et al. (2014) definem interação no ensino de línguas adicionais como todos os processos de comunicação que acontecem dentro da sala de aula, seja entre indivíduos ou de indivíduo(s) com o material. Durante a pandemia de covid-19, as tecnologias digitais foram fundamentais para realização das aulas, por serem o principal meio para os alunos interagirem com o material, com outros alunos e com os professores. Embora muitos pesquisadores já defendessem a aplicação dessas ferramentas na educação desde o início do milênio (Kenski, 2001; Kumaravadivelu, 2001; Leffa, 2006; Paiva, 2006), muitos professores começaram a utilizá-las apenas neste período, quando toda sua rotina de trabalho teve que adequar-se ao ambiente virtual. Essa necessidade repentina desvelou o baixo nível de letramento digital dos docentes (Cardoso, 2021a; Rabello, 2021a), que precisaram aprender a usar as ferramentas digitais nesse momento de emergência. Partindo desse contexto, o objetivo dessa pesquisa é entender como o período pandêmico influenciou as transformações ocorridas nas salas de aula após o retorno ao ensino presencial, considerando as aprendizagens durante o ensino remoto emergencial, assim como refletir sobre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais no ensino de línguas adicionais. Esta dissertação pretende investigar como docentes do setor de alemão do curso de Letras de duas universidades do Rio de Janeiro utilizaram as tecnologias digitais nas aulas de língua adicional durante a pandemia de covid-19 para motivar a interação e como/se estão utilizando-as após o retorno às atividades presenciais. A pesquisa, de natureza qualitativa-interpretativista de base etnográfica, utiliza notas de campo, questionários e entrevistas semiestruturadas como técnicas de investigação. Esperava-se que após o período de ensino remoto emergencial, os professores e alunos estivessem utilizando mais as tecnologias digitais nas aulas de línguas adicionais, tantos em momentos presenciais, quanto para atividades assíncronas. No entanto, os resultados indicam que, apesar da utilização de tecnologias digitais em momentos assíncronos esteja maior do que antes da pandemia, nas aulas presenciais elas voltaram a ocupar um papel complementar, funcionando principalmente como pastas virtuais |
Abstract: | According to Vygotsky (1998), learning is the result of the interaction between an individual and their environment or other individuals, initially occurring on a social level before becoming internalized. Funk et al. (2014) define interaction in the teaching of additional languages as all communication processes that take place within the classroom, whether among individuals or between individual(s) and materials. During the COVID-19 pandemic, digital technologies were essential for conducting classes as they became the primary means for students to interact with materials, teachers and fellow students. While many researchers had advocated for the application of these tools in education since the beginning of the millennium (Kenski, 2007; Kumaravadileu, 2001; Leffa, 2006; Paiva, 2006), many teachers began using them only during this period, when their entire work routine had to be adapted to the virtual environment. This sudden necessity revealed the low level of digital literacy among educators (Cardoso, 2021a; Rabello, 2021a), who had to learn to use digital tools amidst the emergency. Given this context, the goal of this research is to understand how the pandemic period influenced the changes in classrooms after the return to in-person teaching, considering the learnings during emergency remote teaching, as well as reflecting on teacher training for the use of digital technologies in the teaching of additional languages. This dissertation aims to investigate how the German Language department of two universities in Rio de Janeiro used digital technologies in additional language classes during the COVID-19 pandemic to encourage interaction and how/if they are using them after returning to in-person activities. This qualitative-interpretative research, based on an ethnographic approach, uses field notes, questionnaires, and semi-structured interviews as research techniques. It was expected that after the period of emergency remote teaching, teachers and students would be using digital technologies more frequently in additional language classes, both in in-person settings and for asynchronous activities. However, the results indicate that although the use of digital technologies in asynchronous moments is greater than before the pandemic, in in-person classes they have returned to a complementary role, serving mainly as virtual folders |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem de línguas adicionais Tecnologias digitais Interação Aquisição de segunda língua Aprendizagem – Inovações tecnológicas Tecnologia educacional Análise de interação na educação Teaching and learning of additional languages Digital technologies Interaction |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SCHEUENSTUHL, Maria Elisa de Oliveira. Interação na aula de línguas adicionais através do uso de tecnologias digitais. 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23267 |
Data de defesa: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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