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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23268
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Língua adicional para a terceira idade: um olhar semiótico às particularidades do ensino-aprendizagem de língua espanhola no LETI -UERJ |
Título(s) alternativo(s): | Additional language for the elderly: a semiotic approach at the particularities of the Spanish language teaching-learning process at LETI-UERJ |
Autor: | Santos, Bárbara Soares dos ![]() |
Primeiro orientador: | Praxedes, Carmem Lucia Pereira |
Primeiro membro da banca: | Mancini, Renata Ciampone |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Angela Marina Chaves |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo identificar, por meio das isotopias temáticas dos discursos de estudantes e professoras bolsistas do Projeto Língua Estrangeira para a Terceira Idade (LETI/UERJ) – especificamente das turmas do nível 1 (iniciante) e nível 4 (permanente) – evidências de seu ethos discursivo (Fiorin, 2008), a fim de traçar o perfil desses estudantes e professoras. A metodologia de análise textual utilizada foi prioritariamente o terceiro nível da semiótica discursiva, ou greimasiana – nível discursivo – com foco no plano do conteúdo (Greimas; Courtés, 1979; Barros, 2005). No entanto, elementos do primeiro e segundo níveis do percurso gerativo de sentido também foram utilizados na análise do corpus. Dentro do perfil a ser identificado dos voluntários, a investigação pretendeu analisar indícios das particularidades dos estudantes, levando em conta os conceitos de estilos de aprendizagem (Gardner, 1995) e subinteligências linguísticas (Torresan, 2020), que considera que todas as múltiplas inteligências possuem suas devidas ramificações,correspondentes às principais variedades de inteligências, estipuladas por Gardner (1995) – que colocou em xeque o conceito de inteligência única e cristalizada. Por outro lado, a análise do discurso das professoras bolsistas possibilitou que se pudesse confirmar aspectos dos discursos dos estudantes, bem como verificar o modo em que essas particularidades foram trabalhadas em sala de aula, levando em consideração as individualidades das professoras em formação. Além disso, a pesquisa buscou evidenciar o papel do LETI como potencial instrumento de inclusão da pessoa idosa à comunidade, para além das questões linguísticas, assim como o potencial desse projeto como via de mão dupla entre a pessoa idosa e comunidade universitária (Maranguape, Araújo, 2014), promovendo o intercâmbio entre diferentes gerações, tendo em vista o contraste na faixa etária entre professores bolsistas e estudantes da terceira idade. Para isso, os conceitos de semiosfera, fronteira e tradução estipulados por Lotman (2001) e abordados por Américo (2014; 2017), Nöth (1998) e Velho (2009) serão discutidos, para além das questões do ensino e aprendizagem de língua adicional, mas considerando que, para uma comunicação efetiva deve haver uma disposição mútua entre os sujeitos discursivos (Greimas; Courtés, 1979) |
Abstract: | Through the thematic isotopes in the speech of level 1 (beginners) and level 4 (permanent studies) students and scholarship-receiving instructors who are part of the Língua Estrangeira para a Terceira Idade (LETI/UERJ), this study aims to find evidence of their discursive ethos (Fiorin, 2008) in order to draw up a profile of such students and scholarship-receiving instructors. The methodology of textual analysis used was primarily the third level of discursive or Greimasian semiotics – discursive level – with a focus on the content plane (Greimas; Courtés, 1979; Barros, 2005). However, elements from the first and second levels of the generative path of meaning were also used in the analysis of the corpus. Within the profile identified among volunteers, this research analyzes the students’ particularities, considering the concepts of learning styles (Gardner, 1995) and linguistic subintelligences (Torresan, 2020), which acknowledges that each one of the multiple intelligences have its own ramifications corresponding to the main variety of intelligences traced by Gardner (1995), who has questioned the idea of intelligence as one single, crystalized concept. On the other hand, the discourse analysis made on the speech of scholarship-receiving instructors has allowed certain aspects in the students’ discourse to be confirmed, as well as making it possible to verify how their singularities were dealt with during classes, taking into account the unique characteristics of the instructors in training too. In addition, this research intended to shed light on the role of LETI/UERJ as a resource for promoting the inclusion of elderly individuals in the community, going beyond linguistic matters and diving into the project’s potential to work as a mutual link between its elderly students and the academic community (Marangupe, Araújo, 2014) promoting exchange between different generations, since there is an age contrast among instructors and senior students. For this, Lotman’s (2001) concepts of semiosphere, borders, and translation, which are also discussed by Américo (2014; 2017), Nöth (1998) and Velho (2009) appear in this study, considering not only matters of apprenticeship and second languages but also the idea that, for communication to be effective there should be mutual willingness coming from both discursive subjects (Greimas; Courtés, 1979) |
Palavras-chave: | LETI Terceira–idade Isotopias temáticas Ethos discursivo Língua espanhola – Estudo e ensino Análise do discurso Idosos - Educação Professores e alunos Educação inclusiva Integração social Semiótica Third age Thematic isotopes Discursive ethos |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SANTOS, Bárbara Soares dos. Língua adicional para a terceira idade: um olhar semiótico às particularidades do ensino-aprendizagem de língua espanhola no LETI -UERJ. 2024. 233 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23268 |
Data de defesa: | 29-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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