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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23270
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Garota em chamas: como gênero e mídia são representados na obra distópica juvenil Jogos vorazes |
Título(s) alternativo(s): | “The girl on fire '': how gender and media are represented in the young adult dystopia The hunger games |
Autor: | Macedo, Camila Maria Rodrigues ![]() |
Primeiro orientador: | Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Adriana de Souza Jordão |
Segundo membro da banca: | Cardoso, André Cabral de Almeida |
Resumo: | Com o aumento da literatura juvenil desde o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal em 1997 (PBS Voices, 2018), em especial da literatura distópica juvenil com o lançamento de Jogos Vorazes em 2008 nos Estados Unidos, faz-se necessário mais estudos acadêmicos dessas obras, tendo como obra estudada a trilogia Jogos Vorazes (2010 - 2011), de Suzanne Collins. A literatura distópica, que, ao falar de sociedades futuras e distantes, fala das sociedades atuais e próximas, acaba por encantar os jovens, que se veem, muitas vezes, nos personagens daquelas histórias. Dessa forma, como fundamentação teórica e metodológica, faz-se necessário explorar o significado de literatura juvenil, utilizando dos pesquisadores Daniels (2006), Crowe (1998), Cart (2010); assim como também, por consequência, a questão do adolescente (GILLIS; SIMPSON, 2015), seu público-alvo. Além disso, deve-se designar o que é literatura distópica (VIEIRA, 2010; CLAEYS, 2010; 2017), e distopia juvenil (BASU; BROAD; HINTZ, 2013), principalmente a distopia juvenil com protagonismo feminino, as “garotas em chamas” (HENTGES, 2018). Ademais, a trilogia é analisada no contexto das suas representações de gênero, utilizando a teoria de Judith Butler (2022) de gênero como performance, as pesquisas de Connell e Pearse (2015) sobre definição de gênero, e as questões de mídia e propaganda política existentes na narrativa, segundo Noam Chomsky (2014) |
Abstract: | With the recent increase of Young Adult Literature since the release of Harry Potter and the Sorcerer’s Stone in 1997, especially dystopian Young Adult literature with the release of The Hunger Games in 2008 in the United States, it is necessary to further more academic studies of these works, having as the studied work here The Hunger Games trilogy (2010 -2011), by Suzanne Collins. Dystopian literature, speaking about future and distant societies, speaks about current and close societies. These delight the youth, who, many times, see themselves as the characters in these stories.. For such, as a theoretical and methodological foundation, it is necessary to explore the meaning of young adult literature, using the researchers Daniels (2006), Crowe (1998), Cart (2010); As well as, therefore, the question of adolescence (GILLIS; SIMPSON, 2015), its target audience. In addition, a definition for dystopian literature will be provided (VIEIRA, 2010; CLAEYS, 2010; 2017), and young adult dystopian literature (Basu; Broad; Hintz, 2013), mainly the young adult dystopia with female protagonist, the “girls on fire” (HENTGES, 2018). Moreover, the trilogy is analyzed in the context of its representations of gender, using the theory of Judith Butler (2022) of gender as performance, the research of Connell and Pearse (2015) about the definition of gender, and the questions of media and political propaganda that exist in the narrative, according to Noam Chomsky (2014) |
Palavras-chave: | Literatura juvenil Literatura norte-americana contemporânea Gênero como performance Literatura infanto-juvenil – História e crítica Literatura infantojuvenil americana – História e crítica Mulheres na literatura Collins, Suzanne, 1962-. Jogos vorazes Distopias na literatura Young adult literature North-American literature Gender as performance |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MACEDO, Camila Maria Rodrigues. “A garota em chamas”: como gênero e mídia são representados na obra distópica juvenil Jogos vorazes. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23270 |
Data de defesa: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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