Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23273
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem das ruas: sambistas em movimento educacional
Título(s) alternativo(s): Learning from the streets: samba dancers in the educational movement
Autor: Silva, Natan Perrout da 
Primeiro orientador: Silva, Alexandra Lima da
Primeiro membro da banca: Viana, Iamara da Silva
Segundo membro da banca: Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar as trajetórias dos sambistas Heitor dos Prazeres e Hilário Jovino Ferreira, sobretudo acerca dos elementos educacionais que constam em suas vivências cotidianas. As experiências e os investimentos educacionais das mulheres negras foram analisadas para dialogar com as relações de sociabilidade. No caos, abordar sobre tais elementos concerne em discutir como aprenderam a leitura e a escrita, quais foram os desafios e conflitos que tiveram que passar para poderem adentrar ou não nas instituições oficiais de educação, de que maneira estavam envolvidos com o cotidiano e quais as influências educacionais e musicais do dia a dia, dos lares e das comunidades no centro da cidade do Rio de Janeiro a partir do final do século XIX e limiar do século XX. Em vista desse debate, o trabalho, também, almeja argumentar acerca do conceito aprendizagem das ruas, o qual é emanado e traz à luz da reflexão os espaços e lugares como extensões da educação e dos sentidos e significados sociais, culturais e político, uma vez que eles não sejam representados como parte das instituições oficiais. Não obstante, denotam, por meio da análise de documentações históricas, outras dimensões educacionais na cidade do Rio de Janeiro, entre os séculos XX e XXI, assinalam outro olhar sobre as aprendizagens dos sujeitos históricos, além de contribuir para eles em suas construções humanas.
Abstract: This dissertation aims to analyze the trajectories of samba artists Heitor dos Prazeres and Hilário Jovino Ferreira, especially regarding the educational elements that appear in their daily experiences. The experiences and educational investments of black women were analyzed to dialogue with sociability relationships. In the chaos, addressing such elements involves discussing how they learned to read and write, what were the challenges and conflicts they had to go through in order to be able to enter or not enter official educational institutions, how they were involved in daily life and what were the educational and musical influences from everyday life, homes and communities in the city center of Rio de Janeiro from the end of the 19th century and the threshold of the 20th century. In view of this debate, the work also aims to argue about the concept of learning from the streets, which emanates from and brings to the light of reflection spaces and places as extensions of education and social, cultural and political senses and meanings, since that they are not represented as part of official institutions. However, through the analysis of historical documentation, they denote other educational dimensions in the city of Rio de Janeiro, between the 20th and 21st centuries, indicating another look at the learning of historical subjects, in addition to contributing to their human constructions.
Palavras-chave: Learning from the streets
Black women
Aprendizagem das ruas
Sambistas
Mulheres negras
Rio de Janeiro (RJ)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Natan Perrout da. Aprendizagem das ruas: sambistas em movimento educacional. 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23273
Data de defesa: 19-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.