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Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática do home office durante a pandemia de Covid-19: estímulo à modulação de competências cognitivas nos trabalhadores
Título(s) alternativo(s): The complete work of total screen intermediation, during the Covid-19 pandemic
Autor: Gonzalez, Eunice Affonso Rodrigues 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de
Primeiro membro da banca: Sibilia, Maria Paula
Segundo membro da banca: De Marchi, Leonardo
Resumo: Esta pesquisa partiu da hipótese de que as medidas de isolamento social, propostas para impedir a disseminação do Coronavírus, durante os anos 2020 e 2021, levaram à implantação massiva do home office, com o desenvolvimento de práticas laborais mediadas exclusivamente por telas, que podem ter favorecido a modulação de competências cognitivas nos trabalhadores. Partindo desse pressuposto, o objeto desta pesquisa visou identificar se competências cognitivas foram estimuladas nos profissionais que, durante a pandemia de Covid-19, em home office, passaram a exercer seus ofícios somente pela mediação das telas, para, em caso afirmativo, examinar quais foram essas competências. Como recorte, foi analisada a rotina de trabalhadores de empresas privadas do Rio de Janeiro, destacando as alterações vivenciadas em suas práticas laborais remotas. Refletindo sobre a atuação profissional dessas pessoas, o estudo questionou: é possível afirmar que o estado de exceção, causado pela pandemia, se tornou uma ocasião propícia para que esses trabalhadores vivenciassem uma compatibilização ainda mais intensa com as tecnologias e, assim, desenvolvessem competências cognitivas? O objetivo principal desta investigação foi compreender de que modo a mudança de paradigma de trabalho influenciou as competências relacionadas aos sentidos, afetos, percepção e a capacidade de socialização dos indivíduos, diante da total mediação das telas. Entre os objetivos secundários esteve a contextualização político-social, buscando compreender como as práticas de dominação neoliberais ajudaram a moldar o novo formato de labuta. Também foi apresentado um levantamento sobre como o modelo laboral em questão estava sendo percebido por aqueles que precisavam adotá-lo como prática diária, durante o período de pandemia. Para a investigação dessas questões foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Como procedimentos metodológicos, aplicou-se uma Pesquisa Survey, para a coleta de dados quantitativos, e entrevistas individuais semiestruturadas, para possibilitar uma abordagem qualitativa sobre a percepção dos trabalhadores a respeito dos impactos dessas mudanças nas suas rotinas. Para embasamento teórico foram trabalhadas proposições de Paul Preciado, Byung-Chul Han, Gilles Deleuze, Philippe Perrenoud, Fátima Regis, Alain Ehrenberg, Richard Sennet e Jonathan Crary, dentre outros. As informações coletadas levaram à conclusão de que o trabalho totalmente mediado pelas telas, durante a pandemia de Covid-19, propiciou aos profissionais, imersos no modelo laboral home office, frequentes e variadas dinâmicas de acoplamentos e extensões com as tecnologias de comunicação. Devido à intensificação do uso de diversas interfaces e softwares e da necessidade de interação profissional mediada por telas, as habilidades visuais, táteis, sonoras, intelectuais, sociais, emocionais e psicológicas dos trabalhadores, assim como as relacionadas à atenção e à percepção, associadas aos saberes individuais e às atitudes pessoais, passaram por transformações. Observou-se o estímulo à modulação de seis competências cognitivas nos profissionais: Competências Cibertextuais, Competências Lógicas, Competências Sensoriais, Competências Criativas, Competências Sociais e Competências Psicológicas.
Abstract: This research was based of the hypothesis that the social isolation measures, proposed to prevent the dissemination of the Coronavirus, over the years of 2020 and 2021, led to a massive implementation of home-office policies, along with the development of exclusive labor practices to be intermediated through screens, and that may have favored the development of the workers cognitive skills. Assuming that as a starting point, the research object aimed in identifying if the modules of cognitive skills were stimulated in professionals that during the Covid-19 pandemic, were working in home-office regime, and that had to fulfil their duties only through screens intermediations. To review the routine of private companies' workers from Rio de Janeiro, shedding light on altercations experienced in their remote labor practices. Reflecting about the professional performance of these workers, the study questioned: is it possible to affirm the exception state caused by the pandemic, and the auspicious occasion for these workers to experience a compatibility even more intense with the technologies, and yet develop cognitive skills? The main study objective was to understand in what way the work paradigm change has influenced the skills related to senses, affections, perceptions, and the social capability of the individuals, beyond the total intermediations of screens. Among the secondary objectives there was the political-social contextualization, searching to comprehend how the neoliberal's domination practices helped to create a new toil format. It was also presented a survey about the labor model in question, and how it was perceived among the ones that had to adopt it as a daily practice during the pandemic period. For the investigation of these questions, it was used the bibliograph research methods. On the methodological procedures we have applied a Survey, for quantitative data collection, and semi-structured interviews with individuals to allow a qualitative approach over the workers perception about the impact of these changes in their routines. For theoretical background we used prepositions from Paul Preciado, Byung-Chul Han, Gilles Deleuze, Philippe Perrenoud, Fátima Regis, Alain Ehrenberg, Richard Sennet, and Jonathan Crary, among others. The collected information led to the conclusion that the work fully intermediated with screens during the Covid-19 pandemic, allowed the professionals that were immersed in the home-office labor model the frequent and varied dynamics, and extent couplings using the communication technologies. Regarding the leap of the usage of several interfaces, and software's, as well as the need of professional interaction to be intermediated through screens, along the visual abilities, tactile skills, sound, intellectual, social, emotional, and psychological for the workers, in addition to the ones related to attention and perception, associated to their individual knowledge, and individuate attitudes, were perfected. It was observed the development the six cognitive skills in professionals: Cybertextuals Skills, Logical Skills, Sensorial Skills, Creative Skills, Social Skills, and Psychological Skills.
Palavras-chave: Home-office
Covid-19 Pandemic
Neoliberalism
Corporate Cognition
Cognitive skills
Home office
Pandemia de Covid-19
Neoliberalismo
Cognição corporificada
Competências cognitivas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: GONZALEZ, Eunice Affonso Rodrigues. A prática do home office durante a pandemia de Covid-19: estímulo à modulação de competências cognitivas nos trabalhadores. 2022. 198 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23279
Data de defesa: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação



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