Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23294
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fundamentos e concepções da Educação Infantil em Nova Iguaçu-RJ: determinantes internacionais e nacionais
Título(s) alternativo(s): Fundamentals and concepts of Early Childhood Education in Nova Iguaçu-RJ: international and national determinants
Autor: Carmo, Michelle Abraão do
Primeiro orientador: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Primeiro membro da banca: Aveiro, Jorge Fernando Hermida
Segundo membro da banca: Gonçalves, Leandro Sartori
Resumo: Este estudo visa compreender os fundamentos e concepções das políticas públicas para a Educação Infantil em Nova Iguaçu-RJ, relacionando-as com as diretrizes da UNESCO e UNICEF. Os objetivos específicos incluem a sistematização de um referencial teórico e metodológico para análise dessas políticas, a compreensão das políticas educacionais no Brasil desde 1988 em diálogo com as orientações internacionais, e a análise crítica das políticas educacionais em Nova Iguaçu à luz da pedagogia histórico-crítica e das concepções da UNESCO e do UNICEF. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa articula a análise documental com a bibliográfica, utilizando como fontes primárias documentos, legislações e orientações nacionais, municipais e internacionais. A análise bibliográfica recorre a autores clássicos como Marx, Engels e Florestan Fernandes, que fornecem uma compreensão da totalidade social e das dinâmicas das relações capitalistas no Brasil, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético. O estudo destaca a importância do diálogo entre teoria e prática para garantir uma educação de qualidade para as crianças da classe trabalhadora, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Infantil.
Abstract: This study aims to understand the foundations and conceptions of public policies for Early Childhood Education in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, relating them to the guidelines of UNESCO and UNICEF. The specific objectives include the systematization of a theoretical and methodological framework for analyzing these policies, understanding Brazil's educational policies since 1988 in dialogue with international guidelines, and critically analyzing educational policies in Nova Iguaçu in light of historical-critical pedagogy and the conceptions of UNESCO and UNICEF. To achieve these objectives, the research combines documentary and bibliographic analysis, using primary sources such as documents, legislation, and national, municipal, and international guidelines. The bibliographic analysis draws on classical authors like Marx, Engels, and Florestan Fernandes, who provide an understanding of the social totality and the dynamics of capitalist relations in Brazil from the perspective of historical-dialectical materialism. The study highlights the importance of the dialogue between theory and practice to ensure quality education for children from the working class, contributing to the improvement of public policies aimed at Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação Infantil
Capitalismo Dependente
Nova Iguaçu-RJ
Early Childhood Education
Dependent Capitalism
Nova Iguaçu-RJ
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CARMO, Michelle Abraão do. Fundamentos e concepções da Educação Infantil em Nova Iguaçu-RJ: determinantes internacionais e nacionais. 2024. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23294
Data de defesa: 11-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.