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Tipo do documento: Dissertação
Título: História, memória e militância: a Paróquia do Pilar e a Associação de Amigos de Jardim Primavera na luta por direito a educação nos anos 1970 e 1980
Título(s) alternativo(s): History, memory and activism: the Pilar Parish and the Association of Friends of Jardim Primavera in the fight for the right to education in the 1970s and 1980s
Autor: Andrade, Lisa Ferreira de Souza 
Primeiro orientador: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Primeiro membro da banca: Bezerra, Nielson Rosa
Segundo membro da banca: Gonçalves, Leandro Sartori
Terceiro membro da banca: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
Resumo: A presente dissertação verificou as lutas por direitos e melhores condições de vida constituídas pelos movimentos sociais urbanos no bairro de Jardim Primavera na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante as décadas de 1970 e 1980. Verificamos que existiu uma relação intrínseca com a Igreja Católica, por meio da Teologia da Libertação. Para que o trabalho fosse realizado, conduzimos levantamentos em torno de pesquisas que discutissem sobre a temporalidade escolhida. Encontramos dificuldades para chegar a produções recentes nas plataformas online, portanto, foi realizado um levantamento manual. Observamos que o tema escolhido para estudar se constituía em um trabalho inédito. Buscamos nos arquivos do Museu Vivo do São Bento- MVSB que, por meio do projeto Achadouros e Segundas Memórias disponibilizados no YouTube durante a pandemia, constituíram*se em instrumentos para cumprir a presente pesquisa. Assim sendo, foi realizado um histórico do bairro de Jardim Primavera e parte do Segundo Distrito, um breve histórico da Paróquia Nossa Senhora do Pilar e uma análise do município de Duque de Caxias em tempos de Ditadura civil-militar, além do processo de redemocratização instituído e a relação dos militantes nesse curso. Para chegar ao diagnóstico do cenário, foram feitos levantamentos nos arquivos das escolas e a entrevistas com os militantes da época, além, do acesso aos arquivos tanto do YouTube e dos físicos do MVSB. A dissertação descreve principalmente as lutas pela reforma e ampliação da Escola Municipal Marcílio Dias, o segundo grau e ampliação do Colégio Estadual Alexander Grahm Bell; ampliação de vagas para a garantia do acesso a escolarização resultando na criação do CIEP Marechal Henrique Teixeira Lott; e o acesso a alfabetização para jovens e adultos do bairro de Jardim Primavera a partir da luta da Associação de Moradores de Jardim Primavera no Projeto Educar, no polo do MUB. Ao logo das investigações foram verificadas que os militantes dos movimentos sociais foram influenciados em suas respectivas formações acadêmicas por conta de sua militância. As produções elaboradas pelos militantes tornaram-se referência para entender a História da Baixada Fluminense. Nesse sentido, essa exploração evidenciou a importância do período escolhido como um processo de luta pelo direito a educação e a escola pública.
Abstract: This dissertation examined the struggles for rights and better living conditions established by urban social movements in the Jardim Primavera neighborhood in the city of Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Metropolitan Region of Rio de Janeiro, during the 1970s and 1980s. We found that there was an intrinsic relationship with the Catholic Church through Liberation Theology. In order to carry out the work, we conducted surveys around research that discussed the chosen temporality. We encountered difficulties in finding recent productions on online platforms, so a manual survey was carried out. We observed that the theme chosen to study was an unpublished work. We searched the archives of the Museu Vivo do São Bento- MVSB, which through the Achadouros e Segundas Memórias project made available on YouTube during the pandemic constituted instruments to carry out this research. Therefore, a history of the Jardim Primavera neighborhood and part of the Second District was prepared, as well as a brief history of the Nossa Senhora do Pilar Parish and an analysis of the municipality of Duque de Caxias during the civil-military dictatorship, in addition to the redemocratization process that was instituted and the relationship of the activists in this course. To arrive at the diagnosis of the scenario, surveys were made in the archives of the schools and interviews with the activists of the time, in addition to access to the archives of both YouTube and the physical archives of the MVSB. The dissertation mainly describes the struggles for the renovation and expansion of the Marcílio Dias Municipal School, the high school and expansion of the Alexander Grahm Bell State School; the expansion of vacancies to guarantee access to schooling resulting in the creation of the CIEP Marechal Henrique Teixeira Lott; and access to literacy for young people and adults in the Jardim Primavera neighborhood based on the struggle of the Jardim Primavera Residents Association in the Educar Project, at the MUB hub. During the investigations, it was found that the activists of the social movements were influenced in their respective academic formations due to their activism. The productions produced by the activists became a reference for understanding the History of Baixada Fluminense. In this sense, this exploration highlighted the importance of the chosen period as a process of struggle for the right to education and public schools.
Palavras-chave: Educação
Movimentos sociais
Lutas pelo direito a educação
Intelectuais orgânicos
Education
Social movements
Struggles for the right to education
Organic intellectuals
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ANDRADE, Lisa Ferreira de Souza. História, memória e militância: a Paróquia do Pilar e a Associação de Amigos de Jardim Primavera na luta por direito a educação nos anos 1970 e 1980. 2024. 277 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23295
Data de defesa: 11-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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