Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23297
Tipo do documento: Tese
Título: CIBERLAB – Laboratório ubíquo em tempos de cibercultura: “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa
Título(s) alternativo(s): CIBERLAB - Ubiquitous laboratory in times of cyberculture: “I know almost nothing. but i have my doubts about many things”
Autor: Castro, Luis Henrique Monteiro de 
Primeiro orientador: Santos, Rosemary dos
Primeiro membro da banca: Mello, Diene Eire de
Segundo membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Terceiro membro da banca: Souza, Tereza Fernandes Martins
Quarto membro da banca: Alves, Luciana Pires
Resumo: Essa tese tem como objetivo investigar como os discentes/docentes do Ensino Técnico em Eletrônica da rede FAETEC podem forjar outros modos de aprenderensinar mais sintonizados com o nosso tempo através dos usos do CiberLab. Compreendemos o CiberLab como uma rede educativa em que docentes e discentes criam, simulam, e manipulam múltiplas linguagens com os usos de diversos artefatos culturais no contexto da cibercultura. Se antes as práticas experimentais eram restritas apenas aos laboratórios físicos, em horários determinados e de formas presenciais da escola, elas passam a existir nos mais variados espaçostempos se tornando práticas móveis e ubíquas. Com experimentos economicamente acessíveis e simulações, os praticantes assumem o protagonismo e a autoria na criação de conhecimentos. A pesquisa desenvolveu-se antes, durante e após o período da pandemia de COVID-19, de forma híbrida (presencial e online), nas turmas do Curso Técnico em Eletrônica nas modalidades integrado e subsequente, da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana – ETEFV vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC e apoiada por auxílio à pesquisa APQ1 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Os praticantespensantes dessa pesquisa são um grupo de discentes e docentes que juntos cocriaram experiências laboratoriais de forma presencial com os usos de artefatos tecnológicos e de forma online em plataformas de simulação, nos ambientes virtuais de aprendizagem e nas redes sociais. O fazersentirpensar dessa proposta de tese dialoga com os conceitos teóricos-metodológicos das pesquisas com os cotidianos em bricolagem com a multirreferencialidade e se ancora na metodologia da pesquisa-formação no contexto da cibercultura. Como dispositivos de pesquisa, lançamos mão das criações, das oficinas, das interações, das conversas e das narrativas nas redes sociais, no ambiente virtual de aprendizagem e nas ambiências formativas hibridas. A partir das vivências no campo durante a pesquisa, emergiram noções como os conhecimentos para além dos livros, as invenções em um laboratório ubíquo, as novas aprendizagens com as ambiências híbridas e o aprenderensinar com os usos dos simuladores. A pesquisa revelou a importância do investimento em infraestrutura nas escolas de educação técnica e profissional; a importância da cocriação das redes de formação técnica; e as autorias docentes e discentes, sendo possível compreender a potência desse modelo de laboratório ubíquo para tecer e engendrar redes de aprendizagens cocriadas de forma híbrida.
Abstract: This thesis aims to investigate how students/teachers of Technical Education in Electronics from the FAETEC network can forge other ways of learning-teaching that are more in tune with our times through the uses of CiberLab. We understand CiberLab as an educational network in which teachers and students create, simulate, and manipulate multiple languages using various cultural artifacts in the context of cyberculture. If previously experimental practices were restricted only to physical laboratories, at specific times and in person at school, they now exist in the most varied spaces and times, becoming mobile and ubiquitous practices. With economically accessible experiments and simulations, practitioners take the lead and authorship in the creation of knowledge. The research was carried out before, during and after the period of the COVID-19 pandemic, in a hybrid way (in-person and online), in the Electronics Technical Course classes in integrated and subsequent modalities, at the Escola Técnica Estadual Ferreira Viana – ETEFV linked to the Technical School Support Foundation – FAETEC and supported by APQ1 research assistance from the Carlos Chagas Filho Foundation for Research Support in the State of Rio de Janeiro - FAPERJ. The practitioners-thinkers of this research are a group of students and teachers who together co-created laboratory experiences in person with the use of technological artifacts and online in simulation platforms, in virtual learning environments and on social networks. The doing-feeling-thinking of this thesis proposal dialogues with the theoretical-methodological concepts of research with everyday life in bricolage with multireferentiality and is anchored in the methodology of research-training in the context of cyberculture. As research tools, we used creations, workshops, interactions, conversations and narratives on social media, in virtual learning environments and in hybrid training environments. From the experiences in the field during the research, notions emerged such as knowledge beyond books, inventions in a ubiquitous laboratory, new learning with hybrid environments and learning-teaching with the use of simulators. The research revealed the importance of investing in infrastructure in technical and professional education schools; the importance of co-creating technical training networks; and teaching and student authorship, making it possible to understand the power of this ubiquitous laboratory model to weave and engender co-created learning networks in a hybrid way.
Palavras-chave: Cyberculture
Technical education in electronics
Cibercultura
Ensino técnico em eletrônica
Ciberlab
FAETEC
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CASTRO, Luis Henrique Monteiro de. CIBERLAB – Laboratório ubíquo em tempos de cibercultura: “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. 2024. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23297
Data de defesa: 29-Nov-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.